O suspeito do ataque a tiros ocorrido em 13 de dezembro no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, foi encontrado morto por suicídio na noite de quinta-feira (18), dentro de uma unidade de armazenamento em Salem, no estado de New Hampshire, segundo informaram autoridades americanas. Ele foi identificado como Claudio Manuel Neves Valente, de 48 anos, português ex-aluno de pós-graduação da própria Brown.
No ataque à universidade, dois estudantes morreram e nove pessoas ficaram feridas. De acordo com promotores federais, Valente também é apontado como responsável pelo assassinato de um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ocorrido dois dias depois, em Brookline, Massachusetts.
A vítima do segundo crime foi identificada como Nuno Loureiro, de 47 anos, professor do MIT. As autoridades informaram que ele e Valente frequentaram anteriormente a mesma universidade em Portugal, onde ambos estudaram Física, e acredita-se que se conheciam.
O ataque em Brown aconteceu no prédio de engenharia Barus & Holley, durante o período de provas finais, em uma sala no térreo onde estudantes participavam de uma sessão de estudos. Até a descoberta do corpo do suspeito, os investigadores enfrentavam dificuldades para obter imagens de segurança claras que ajudassem a identificar o autor ou determinar seu paradeiro após o atentado.
A morte de Valente encerra uma investigação que mobilizou autoridades federais e estaduais em diferentes regiões do nordeste dos Estados Unidos.
Fonte: CBS

