O FBI afirmou ter frustrado um possível ataque terrorista planejado para a noite de Ano-Novo na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
De acordo com documentos judiciais divulgados na sexta-feira, o Departamento de Justiça acusou Christian Sturdivant, de 18 anos, de tentar realizar um ataque contra pessoas aleatórias com faca e martelo, em apoio ao grupo extremista ISIS.
A investigação começou em 2022, quando Sturdivant ainda era menor de idade. Segundo as autoridades, ele consumia material de propaganda do ISIS, produzia vídeos e entrou em contato com alguém que acreditava ser integrante do grupo — mas que, na verdade, era um agente infiltrado.
Promotores afirmam que o jovem jurou lealdade ao ISIS, descreveu planos de “fazer jihad em breve” e detalhou possíveis alvos, como um supermercado e o Burger King onde trabalhava. Ele também teria buscado adquirir uma arma com um agente disfarçado.
Durante buscas, agentes encontraram anotações intituladas “O ataque de Ano-Novo” e “Burger King Jihad”, nas quais o suspeito escrevia sobre esfaquear o maior número possível de civis. Segundo o FBI, o jovem chegou a sair de casa vestido de preto, mas foi contido pelo avô.
Sturdivant foi preso na véspera de Ano-Novo e pode pegar até 20 anos de prisão. As autoridades disseram que tentaram interná-lo involuntariamente por risco à própria vida e à de terceiros, mas o pedido foi negado por um magistrado estadual. A defesa do jovem ainda não foi identificada.
Fonte: ABC

