A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou que o recall de determinados produtos de queijo foi elevado à categoria de maior risco após testes confirmarem a presença da bactéria Listeria monocytogenes, que pode ser fatal.
A Ambriola Company iniciou um recolhimento voluntário em novembro envolvendo queijos produzidos em sua fábrica em West Caldwell, no estado de Nova Jersey, depois que testes de rotina identificaram a bactéria. A Listeria pode causar doenças graves e até a morte, especialmente entre gestantes, idosos, crianças pequenas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.
Na terça-feira, a FDA reclassificou o recall como Classe I, o nível mais grave, que indica “probabilidade razoável” de que o consumo do produto cause consequências sérias à saúde ou morte. Segundo a agência, a infecção pode provocar sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, náusea, dor abdominal e diarreia. Em gestantes, há risco de aborto espontâneo ou natimorto.
Ao todo, oito produtos foram afetados — parte vendida diretamente ao consumidor e parte comercializada em grandes embalagens para uso em cozinhas industriais. Os queijos foram distribuídos para varejistas e distribuidores em todo o país entre 3 e 20 de novembro.
Entre os itens incluídos estão diferentes versões de Pecorino Romano ralado das marcas Locatelli, Pinna, Member’s Mark (Sam’s Club), Boar’s Head e Ambriola, em embalagens de vários tamanhos e lotes específicos informados pela empresa e pela FDA. Nenhum outro produto dessas marcas foi afetado.
A recomendação é que os consumidores não consumam os produtos atingidos e façam o descarte ou a devolução para reembolso. Pessoas com sintomas compatíveis com listeriose devem procurar atendimento médico.
Fonte: FOX

