Com o aumento de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas últimas semanas na Flórida, uma demanda crescente por doações de sangue e plasma de pessoas que se recuperaram do vírus tem chamado a atenção.
"Doar plasma é uma das maneiras pelas quais você pode ajudar os que estão lutando contra # COVID19. Se você teve COVID-19 e ficou completamente livre de sintomas por pelo menos duas semanas, seu plasma pode ajudar a salvar a vida de outros pacientes", pede o Departamento Estadual de Saúde.
Susan Forbes, diretora de comunicações no sul da Flórida da One Blood - organização que coordena as doações -disse ao jornal Local 10 que nas últimas semanas eles viram um aumento de 500% nas encomendas hospitalares de plasma, e não conseguem acompanhar.
"Essas são vidas das pessoas que estão em risco e o tempo é essencial. E são doadores muito específicos que estamos procurando. Somente pessoas que se recuperaram do coronavírus podem ser potenciais doadores de plasma convalescente. Eles são os que têm a chave para ajudar esses pacientes a se recuperarem", explicou.
Apesar de não ter sido aprovado para uso pelo FDA, o plasma sanguíneo é regulamentado como um produto experimental pela agência e tem sido estudado em ensaios clínicos por diversos hospitais em todo o mundo. Ele tornou uma das primeiras linhas de defesa no tratamento de pacientes e o governo dos EUA está apoiando todo e qualquer esforço para coletar e fornecer plasma para pacientes acometidos pela Covid-19 e em necessidade em todo o país.
"Se você se recuperou totalmente do COVID-19, poderá ajudar os pacientes atualmente combatendo a infecção doando seu plasma. Como você lutou contra a infecção, seu plasma agora contém anticorpos COVID-19. Esses anticorpos forneceram uma maneira de o sistema imunológico combater o vírus quando você estava doente; portanto, seu plasma pode ser usado para ajudar outras pessoas a combater a doença", informa a U.S. Food and Drug Administration (FDA).
O uso de plasma convalescente já foi utilizado em surtos de outras infecções respiratórias.