Cada vez mais, os parques temáticos estão investindo na segurança dos visitantes e funcionários. Em breve, os visitantes dos parques temáticos de Orlando poderão caminhar ao lado de um companheiro incomum: um robô segurança.
Um segurança robótico chamado ROAMEO (Rugged Observation Assistance Mobile Electronic Officer) faz sua estreia no Six Flags Over Texas esta semana em Arlington. Outro começará a patrulhar o Six Flags Magic Mountain em Valência, Califórnia, na próxima semana.
Mas a empresa por trás da tecnologia está especialmente focada em Orlando, sede da Universal Studios e do Walt Disney World.
O oficial autônomo de 6,5 pés e 750 libras é equipado com câmeras, tela sensível ao toque, alto-falantes e um sistema de comunicação bidirecional. E listada entre suas habilidades está reconhecer quando as pessoas estão em áreas restritas e determinar quando não estão usando máscaras faciais.
Ele também pode fornecer informações sobre os tempos de espera do passeio e informar às pessoas como chegar a determinadas atrações. No entanto, não responderá diretamente a infrações.
A Robotic Assistance Devices (RAD), empresa por trás do ROAMEO, planeja implantar 100 dos dispositivos este ano e disse ao Orlando Sentinel que está em negociações com empresas de parques temáticos de Orlando agora e espera estar em pelo menos um dos parques da cidade até no final de 2022, embora não tenha dado detalhes. (Funcionários da Disney World disseram ao jornal que a empresa não estava em contato com a RAD.)
Os criadores dizem que o ROAMEO é um suplemento para os guardas de segurança humanos, em vez de substituí-los. Os dispositivos, diz a empresa, também podem servir como paliativos se os parques tiverem problemas para encontrar funcionários para os trabalhos (que pagam uma média de US$ 15 a US$ 20 por hora). Os céticos questionam sua eficácia e observam o risco de as informações pessoais dos visitantes do parque serem armazenadas.

