A professora aposentada Jane Moraes, de 64 anos, foi diagnosticada com Ataxia Cerebelar há 12 anos e desde então, sofre com o avanço da doença degenerativa rara do sistema nervoso.
Agora, a família está tentando conseguir recursos para um tratamento na Flórida, descoberto pelo médico brasileiro, coordenador de centro de pesquisa na Universidade de Yale, Marc Abreu, que desenvolveu um método que restaura as funções perdidas nas doenças degenerativas.
Batizada de BTT Abreu 700, a tecnologia usa a indução de proteínas por choque térmico, que promete restaurar a funções motoras e permitir que ela caminhe normalmente.
A técnica não promete apenas impedir a progressão das doenças, mas também auxilia na recuperação de algumas das funções vitais perdidas pelos pacientes, em especial de natureza neurológica e osteomusculares.
É a primeira tecnologia vestível contínua e não invasiva do mundo que rastreia a temperatura do cérebro humano através do Túnel Térmico do Cérebro.
“Muita gente nem sabia do diagnóstico dela, dessa doença rara e degenerativa. Isso porque ela nunca perde o sorriso do rosto. Essa Campanha é leve, feliz e cheia de esperança, do jeito que minha mãe me ensina todos os dias a ser”, diz a filha Magali Moraes, em um post feito no dia das mães.
Segundo a campanha criada para ajudar a trazer a professora, o ‘Instituto BTT Corp’ faz o tratamento, mas o custo fica em torno de 35 mil dólares (R$250 mil conforme câmbio atual do dólar), com gastos incluindo passagens, hospedagem e o visto.
Em apenas três dias de campanha, foram arrecadados cerca de 10% do necessário para o tratamento. A quantia já conseguiu pagar o visto e a primeira consulta no exterior, mas para fazer o agendamento precisa conseguir pelo menos 50% do valor total.
“Todo processo começa com uma consulta online com os médicos do Instituto BTT Corp. Com o valor já arrecadado, realizamos o pagamento e agendamento da consulta”, informa a campanha da página no Instagram (@campanhaparajane), onde a família compartilha novidades sobre o tratamento, além da prestação de contas.
As doações podem ser feitas através do pix (chave: [email protected]) ou da página na Vakinha.
“Cada etapa é mais uma motivação para continuarmos. Seu esforço e ajuda estão dando certo. Vamos continuar vencendo etapas a cada dia”.
Ver essa foto no Instagram