Os donos de animais de estimação precisam ficar de olho numa espécie de sapo venenoso (Bufo Toads, em inglês) cuja população está aumentando no estado.
O sapo-cururu (também conhecido como bufo, sapo gigante ou marinho) é um grande anfíbio não nativo que foi introduzido na Flórida. Eles são considerados uma espécie invasora e são venenosos para a maioria dos animais que tentam mordê-los ou consumi-los.
Apesar de não são nativos da Flórida, os sapos venenosos estão se mudando para a área aos milhares e podem representar uma ameaça significativa para os animais de estimação, segundo especialistas em remoção de animais.
Os sapos liberam uma toxina que, quando ingerida por um cão, por exemplo, pode causar convulsões e possivelmente ser mortal. Uma vez que um sapo tenha secretado seu veneno, ele pode facilmente queimar os olhos e irritar a pele de um humano e matar, caso a toxina seja absorvida através das membranas mucosas da boca.
“Um sapo pode matar seu cachorro, então é importante que você saiba que eles também vivem aqui na Flórida, podemos apenas ajudar a reduzir os números”, disse Jeannine Tilford, proprietária da empresa de remoção de sapos Toad Busters.
Ela diz que tem visto mais sapos do que nunca e, infelizmente, mais mortes de cães.
"Este ano está realmente uma loucura. Estamos percebendo que há muito mais sapos do que o normal.
Acho que em parte porque todos esses novos desenvolvimentos estão chegando no oeste e estão construindo muitos lagos lá, o que atrai os sapos", disse Tilford.
Os sapos Bufo Toads são de uma cor marrom acinzentada e podem atingir o tamanho de um prato. No entanto, eles são venenosos em todas as fases de sua vida.
Em caso de contato do cão com um sapo, enxague cuidadosamente a boca. Também pode usar um carvão ativado, que se ligará à toxina. Alguns dos sinais de alerta são olhos dilatados, respiração ofegante e gengivas vermelhas.
Dicas para manter seu animal de estimação seguro:
- Não passeie com seu cachorro perto de grandes lagoas porque os sapos Bufo se reproduzem perto de lagoas
- Mantenha seu cão na coleira para que você possa ficar de olho nele
- Contrate uma empresa de remoção de sapos para ir até sua área capturá-los e instalar cercas no chão
- Substitua o adubo por pedras
- Mantenha objetos e outros itens de paisagismo 12 polegadas acima do solo para que os sapos não tenham onde morar. Fonte: canal WFLX.
Lembrando que não são apenas os sapos que possuem venenos, as rãs e pererecas também produzem importantes compostos tóxicos. Entre as famílias de rãs que produzem substâncias tóxicas, podemos citar a Dendrobatidae e a Atelopodidae. Em relação às pererecas, destacam-se as famílias Hylidae e Phylomedusidae. Mas essas espécies não fazem parte do aumento e consequente ameaça aos animais de estimação na Flórida.