Uma pessoa morreu e outras duas estão hospitalizadas, sendo uma criança filha da vítima, após serem atingidas por um raio em Winter Springs, no condado de Seminole, na tarde de quinta-feira, 18.
No momento do incidente, todos estavam no Trotwood Park, não muito longe da Keeth Elementary School. As vítimas estavam esperando familiares saírem da escola quando foram surpreendidas pela tempestade.
As duas pessoas que sobreviveram, incluindo a criança que não teve a idade divulgada, estavam a poucos metros de distância da mulher e sobreviveram. A mulher estava mais perto de uma árvore e por isso levou a descarga elétrica, analisam as autoridades.
O Corpo de Bombeiros do Condado de Seminole disse que as vítimas são uma mãe, seu filho e uma jovem de 18 anos. Um cachorro também se envolveu no incidente e foi levado para a Clínica Veterinária de Oviedo sem risco à saúde.
O distrito escolar do Condado de Seminole colocou conselheiros à disposição nesta sexta-feira para conversar com os alunos sobre o que aconteceu. Até a tarde desta sexta-feira, 19, as vítimas não tinham sido identificadas.
De acordo com testemunhas, a tempestade aconteceu de repente e não deu tempo de todos que estavam esperando irem para local seguro.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a Flórida é a capital dos raios dos EUA, relatando mais de 2.000 lesões relacionadas a raios nos últimos 50 anos.
Além disso, os verões da Flórida são sempre perigosos, pois o calor aumenta as tempestades da tarde e o fato de ser bem plano torna a área e as pessoas suscetíveis a raios, segundo meteorologistas.
Em julho, um homem de 27 anos morreu após ser atingido por um raio no condado de Volusia. No início de junho, uma menina de 14 anos sobreviveu por pouco depois de ser atingida por um raio.
Veja as dicas de segurança do CDC durante tempestades com raios.
Diferença entre raio e relâmpagoRaio é a ocorrência de uma descarga elétrica natural de duração muito curta e alta voltagem entre uma nuvem e o solo ou dentro de uma nuvem, acompanhada por um flash brilhante e normalmente também por trovões. Já o relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem, conforme explicação do The Weather Channel.
Leia também
FLÓRIDA SEGUE NA LIDERANÇA COMO ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE RAIOS NOS EUA
