O candidato democrata e ex-governador da Flórida, Charlie Crist, derrotou a comissária de Agricultura Nikki Fried nas primárias democratas do estado na terça-feira, 23, confirmando o adversário do atual governador republicano Ron DeSantis em novembro.
Com cerca de 92% dos votos esperados contados, Crist venceu com cerca de 60% dos votos, enquanto Fried ficou em segundo lugar com cerca de 35%.
Crist já atuou como governador - mas como republicano antes de se tornar independente ao deixar o cargo e, finalmente, concorrer à Câmara como democrata. Concorrendo contra Fried, o único democrata eleito em todo o estado da Flórida, ele insistiu que poderia apelar para uma faixa mais ampla do eleitorado com sua personalidade mais moderada de "guerreiro feliz".
DeSantis, que venceu por pouco sua corrida de 2018, chega à corrida eleitoral de 2022 com um cofre de mais de US$ 130 milhões – e um perfil nacional em ascensão.
Os democratas esperam derrubá-lo em uma tentativa não apenas de reconquistar a mansão do governador, mas também de cortar uma possível candidatura presidencial de 2024 que DeSantis já sinalizou.
Na corrida ao Senado Federal, o Representante Val Demings vai concorrer com o atual senador republicano dos EUA Marco Rubio nas eleições em novembro.
Localmente, a democrata Lauren Book, que atualmente é senadora estadual, venceu a ex-prefeita de Broward, Barbara Shareef, pela chance de representar o Distrito 35 no Senado Estadual.
O comissário de Broward e ex-diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida, Jared Moskowitz, derrotou o vice-prefeito de Fort Lauderdale, Ben Sorensen, e Hava Holzhauer, na primária, pela chance de representar o Distrito 23 na Câmara dos Deputados dos EUA. Fonte: Local 10 e ABC.