No mês passado, o governador Ron DeSantis anunciou o lançamento do "SunPass Savings", um novo programa de desconto de pedágio para motoristas que usam o sistema Turnpike da Flórida e instalações de pedágio de propriedade do Departamento de Transportes da Flórida.
Agora, o governador quer expandir o desconto. A nova proposta se aplicaria a qualquer motorista que use um transponder e acumule uma certa quantidade de pedágios em instalações em todo o estado.
Enquanto faz campanha pela reeleição, DeSantis disse que pedirá ao Legislativo em 2023 que conceda aos usuários frequentes do SunPass e E-Pass um crédito mensal de 50% por um ano inteiro.
“Temos muita sorte que, quando você lidera a nação em turismo, você sabe que essas pessoas pagam impostos e isso é parte da razão pela qual podemos ter uma carga tributária tão baixa em todo o estado e fazer muito disso”, disse DeSantis enquanto estava na Sede do Departamento de Transportes do Distrito 6 em Miami.
DeSantis disse que a proposta pode afetar cerca de 750.000 floridianos que se deslocam diariamente e poderiam economizam cerca de US$ 550 por ano. O financiamento de transporte perdido seria compensado com um excedente da receita geral do estado.
O "SunPass Savings" entrou em vigor em 1º de setembro e vai durar seis meses. Ele oferece descontos de 20% a 25% para viagens em muitas estradas com pedágio envolvendo carros, utilitários esportivos e picapes quando os motoristas estão em situação regular com seus SunPass ou outras contas de transponder da Flórida.
Os descontos começam a ser calculados quando os motoristas atingem 40 pedágios em um mês. O programa, que deve reduzir as cobranças estaduais de pedágio em US$ 38 milhões, não inclui estradas que fazem parte das vias expressas ligadas aos governos de Miami-Dade e da Flórida Central. Fonte: News4Jax.