O furacão Ian se formou na manhã desta segunda-feira, 26, com altas chances de fortalecimento nas próximas horas no Mar do Caribe. Grande parte da Flórida permanece no cone de previsão.
Na manhã desta segunda-feira, o furacão Ian estava no Mar do Caribe e se concentrava a cerca de 160 milhas ao sul de Grand Cayman nas Ilhas Cayman e a mais de 430 milhas da ponta oeste de Cuba, com ventos máximos sustentados de cerca de 60 mph e se movendo para noroeste a 12 mph.
Um alerta de furacão foi emitido para a costa oeste da Flórida – do norte de Englewood ao rio Anclote, incluindo Tampa Bay. Um Storm Surge Watch está em vigor no condado de Pinellas e nas áreas costeiras dos condados de Hillsborough, Manatee e Sarasota. Os condados ao norte do condado de Hillsborough devem antecipar a chegada de um furacão. Não é emitido até que os impactos potenciais ocorram em 48 horas.
Os meteorologistas ainda não têm certeza de exatamente onde Ian poderia chegar ao continente, com os modelos atuais traçando-o para a costa oeste da Flórida ou regiões de Panhandle. Ele está sendo puxado para o norte, indicou o último boletim.
Enquanto as áreas costeiras sofrerão o impacto, as áreas do interior ainda podem sofrer fortes chuvas e consequentes inundações. Os moradores devem se preparar para tempestades, principalemente ao longo da costa oeste da Flórida.
Entre a tarde de terça-feira e a tarde de quarta-feira, a previsão mostra que Ian permanece a sudoeste de Tampa Bay. O NHC prevê que Ian atingirá a maior força de furacão na terça-feira.
De acordo com a previsão do Centro Nacional de Furacões, Ian deve se mover pelo oeste de Cuba na noite desta segunda-feira até terça-feira e então emergirá sobre o sudeste do Golfo do México na terça-feira, passando a oeste de Florida Keys no final daquele dia, de acordo com o National Hurricane Center. Ele se aproximará da costa oeste da Flórida na quarta-feira. Fonte: Fox13News.
This might be rough #HurricaneIan pic.twitter.com/C3EGQX26fU
— Jimmy David (@JimmyDavidSells) September 26, 2022