Com a aproximação do furacão Ian, vários condados da Flórida entraram em alerta de furacão e de tempestade tropical nesta segunda-feira, 26. A tempestade, que pode se transformar em um furacão de categoria 4 antes de atingir a costa do golfo da Flórida, pode ter 800 quilômetros de largura – tornando-a potencialmente maior que o furacão Irma.
Nesta segunda, os alertas de tempestade tropical foram emitidos para os condados de Lake, Orange, Seminole, Polk e Osceola. As condições de tempestade tropical são possíveis dentro de 48 horas.
De acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões, a partir das 14h (horário da Flórida) Ian estava 120 milhas a oeste-noroeste de Grand Cayman e 195 milhas a sudeste da ponta oeste de Cuba, com ventos máximos sustentados de 85 mph e se movendo para noroeste a 13 mph.
A previsão é de haja um fortalecimento rápido enquanto ele passa por Cuba na terça-feira, 27. Os impactos do vento e da maré de tempestade estão previstos para o oeste de Cuba.
Prevê-se que as Florida Keys recebam de 4 a 6 polegadas de chuva, enquanto o centro-oeste da Flórida deve receber de 8 a 10 polegadas. O restante da Península da Flórida (região norte) está previsto para obter 3 a 8 polegadas.
De acordo com o boletim, espera-se que Ian permaneça na mesma ou perto de uma grande força de furacão ao passar perto da costa centro-oeste da Flórida na quarta e quinta-feira. Os meteorologistas dizem que Ian deve desacelerar ao atingir a costa, o que pode prolongar os impactos da tempestade, vento e chuva.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse nesta segunda-feira que o estado continua a se preparar para o furacão, e enviou centenas de equipes médicas, geradores móveis e bombas de água para a área de Tampa.
Espera-se que Ian desembarque em terra perto do condado de Levy, que fica ao norte de Tampa Bay, e deve trazer chuva, inundações e tempestades perigosas. A Divisão Estadual de Gerenciamento de Emergências já convocou mais de 300 profissionais médicos para abrigos de necessidades especiais em Tampa Bay, juntamente com 300 ambulâncias e centenas de geradores e bombas móveis para ajudar a mitigar as perdas de energia e inundações na região. As evacuações voluntárias já começaram na costa do condado de Collier.
5.000 membros da Guarda Nacional da Flórida foram ajudar nos preparativos para a tempestade. Uma autoridade estadual disse que mais 2.000 guardas da Geórgia, Carolina do Norte e Tennessee também foram chamados para ajudar.
Show of hands, who's taken steps to prepare for #Ian? ?
— The Weather Channel (@weatherchannel) September 26, 2022
We're LIVE getting you ready. pic.twitter.com/uEhlY8gFkG