Os estudantes da quarta e oitava séries da Flórida obtiveram a maior classificação nacional na história do estado na primeira Avaliação Nacional do Progresso da Educação (NAEP) pós-COVID-19 do país, anunciaram autoridades estaduais de educação na segunda-feira, 24.
Em leitura do 4º ano, os alunos da Flórida ficaram em 3º lugar no país em pontuação de escala média - acima do 6º lugar em 2019, passando à frente de Nova Jersey, Utah e Colorado. Em Matemática do 4º ano, os alunos da Flórida ficaram em 4º lugar no país.
Em leitura do 8º ano, alunos da Flórida ficaram em 21º lugar no país, acima do 22º em 2019. Em Matemática do 8º ano, alunos da Flórida ficaram em 32º lugar no país, acima do 35º em 2019.
Nacionalmente, nenhum estado aumentou as notas dos alunos após a pandemia e, no geral, os resultados mostraram a “maior queda de todos os tempos” nas notas nacionais de matemática e de leitura, de acordo com a Avaliação Nacional.
O secretário de Educação dos EUA, Miguel Cardona, chamou os resultados gerais de “aterrorizantes e inaceitáveis”, de acordo com a National Public Radio.
Ainda assim, as autoridades da Flórida viram os resultados como prova de que a decisão do estado de abrir um ano antes da maioria dos outros estados, em agosto de 2020, foi a melhor escolha.
“Sabíamos que haveria danos generalizados aos nossos alunos se os alunos fossem bloqueados de aulas presenciais”, disse o governador Ron DeSantis, de acordo com um comunicado do Departamento de Educação do estado (DOE). “Os resultados de hoje provam mais uma vez que tomamos a decisão certa.”
Ainda assim, os resultados não foram os ideais. Mesmo que a classificação entre outros estados tenha melhorado, as pontuações da Flórida em matemática para alunos da quarta e oitava séries caíram em relação a 2019, assim como as pontuações de leitura da oitava série.
Comparando com outros estados, De Santis disse: “Na Flórida, nossos alunos da quarta série ocupam o terceiro lugar em leitura e o quarto lugar em matemática, alcançando os quatro primeiros (classificação) em inglês e matemática pela primeira vez na história do estado, enquanto a Califórnia e Nova York não estão nem no top 30”, dizia seu comunicado.
Os resultados também mostraram que a duração do fechamento das escolas não se traduziu necessariamente em notas baixas dos alunos no NAEP 2021-22. As escolas públicas de Massachusetts, por exemplo, foram fechadas por um ano inteiro a mais do que as da Flórida e os alunos de lá superaram os alunos da Flórida.
O Departamento Estadual de Educação destacou o progresso específico feito entre subgrupos específicos de estudantes da Flórida, incluindo:
— A Flórida está no Top 5 para pontuações médias de alunos hispânicos.
— A Flórida está no Top 5 de notas médias de alunos com deficiência em todas as séries e disciplinas.
— A Flórida está no Top 10 de notas médias de alunos negros em todas as séries e disciplinas.
Em 2022, a pontuação média de matemática da quarta série diminuiu 5 pontos e foi menor do que todos os anos de avaliação anteriores desde 2005; a pontuação média foi um ponto maior em comparação com 2003. A pontuação média de matemática da oitava série diminuiu 8 pontos em comparação com 2019 e foi menor do que todos os anos de avaliação anteriores desde 2003. Em 2022, as pontuações de matemática da quarta e oitava séries diminuíram para a maioria dos estados/jurisdições, bem como para a maioria dos distritos urbanos participantes em comparação com 2019.
Para ver o ranking completo do NAEP 2021-22, clique aqui.
We kept schools open in 2020, and today’s NAEP results once again prove that we made the right decision.
— Ron DeSantis (@GovRonDeSantis) October 24, 2022
In Florida, adjusted for demographics, 4th grade students are #1 in both Reading and Math. pic.twitter.com/UiJ2hSGURv