O presidente Joe Biden declarou formalmente um grande desastre na Flórida, disponibilizando financiamento federal em resposta ao furacão Idalia, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira, 31.
“Esta manhã, o presidente Biden ligou para o governador da Flórida, Ron DeSantis, para comunicar que assinou uma Declaração de Grande Desastre e ordenou que todos os recursos federais disponíveis ajudassem na resposta contínua à tempestade tropical Idalia”, disse a Casa Branca em um comunicado, acrescentando que o presidente reiterou que o povo da Flórida tem todo o seu apoio enquanto se recupera da tempestade”.
A ação do presidente disponibiliza financiamento federal para indivíduos afetados nos condados de Citrus, Dixie, Hamilton, Lafayette, Levy, Suwannee e Taylor, segundo o governo federal.
O furacão Idalia atingiu a Flórida na manhã de quarta-feira,30, como uma poderosa tempestade de categoria 3 e foi rebaixado para uma tempestade tropical enquanto avançava pela Costa Leste, causando inundações, danos materiais significativos e cortes de energia na Flórida, Geórgia e Carolina do Sul.
Biden conversou com DeSantis várias vezes antes e durante o furacão. O governador deveria se reunir com a administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Deanne Criswell, para avaliar as necessidades na quinta-feira.
Falando sobre suas interações com o candidato presidencial do Partido Republicano, Biden elogiou DeSantis na quarta-feira.
“Acho que ele confia no meu julgamento e no meu desejo de ajudar, e confio nele para ser capaz de sugerir que não se trata de política, mas de cuidar do povo do estado”, disse o presidente.
Earlier this week, before Idalia made landfall, I approved an Emergency Declaration at the request of Governor DeSantis and directed FEMA to pre-deploy resources so we could respond in the hurricane’s aftermath as quickly as possible.
— President Biden (@POTUS) August 31, 2023
As we continue to monitor the storm, teams…