Mais de 700 barcos abandonados foram removidos das hidrovias da Flórida como resultado de um esforço para limpar as águas e melhorar o fluxo aquático.
As embarcações abandonadas representam perigos para os velejadores e para o meio ambiente, segundo as autoridades. Frequentemente, eles vazam combustível e outros materiais perigosos na água.
Na terça-feira, a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida anunciou um esforço conjunto com a cidade de Miami e a Unidade de Despejo Ilegal do Condado de Miami-Dade chamado "Operation Clean Sweep".
Nos próximos dias, essas agências inspecionarão barcos “em risco” e etiquetarão barcos abandonados em todo o sul da Flórida, incluindo a Baía de Biscayne.
Só neste ano, a FWC já retirou 737 embarcações abandonadas das hidrovias do estado, bem acima da média anual de 600. Só em Miami, foram removidos 21 barcos abandonados em 2023, com outros 10 casos pendentes de remoção e outros 10 atualmente sob investigação.
Existem mais de 900 investigações abertas para barcos abandonados em todo o estado, de acordo com a FWC, que diz que pode custar ao estado até US$ 24.000 para remover e destruir apenas um barco abandonado.
A FWC lançou o Programa de Entrega de Embarcações (VTIP,na sigla em inglês), onde os velejadores com barcos em risco e abandonados podem solicitar a remoção gratuita. Este programa pode ajudar o proprietário de um barco a evitar penalidades e taxas severas, incluindo pena de prisão. Até terça-feira, 17, mais de 90 inscrições foram aprovadas.
Para se inscrever no programa no site da FWC, clique aqui.
fonte: NBC Miami.