Um adolescente de 17 anos foi atingido por um raio na tarde de segunda-feira, 15, enquanto cortava grama em Altamonte Springs, cidade no condado de Seminole.
Daniel Sharkey disse que estava aparando a grama na casa do vizinho quando viu uma tempestade ao longe e tentou terminar o trabalho mais rapidamente. Mesmo assim, não deu tempo e ele foi atingido.
"Vi que a tempestade estava se aproximando; eram trovões e relâmpagos, então pensei que tinha tempo. Tinha quase certeza de que conseguiria terminar porque temos uma sirene que dispara quando há relâmpagos e ainda não havia disparado", disse ao canal Fox35Orlando.
A princípio, o adolescente não sabia que havia sido atingido por um raio, que, segundo ele, foi primeiro numa árvore próxima, o que o ajudou.
“O que sei é que acordei de bruços em uma poça e estou tentando gritar, mas não conseguia gritar”, disse ele. “Eu estava rolando, só esperando alguém me encontrar. E tenho certeza de que isso levou apenas alguns segundos, mas pareceu uma eternidade.”
“Você nunca espera algo tão louco quanto um raio”, disse ele. "Quando acordei, pensei que poderia ter desmaiado por causa do calor ou algo assim, mas então pensei: ‘As coisas não estão alinhadas. Tudo dói.’ Eu realmente não conseguia sentir minhas extremidades naquele momento. Eu não conseguia falar."
Imagens da campainha capturaram os momentos após o ataque, mostrando Sharkey caído no chão enquanto os vizinhos corriam para ajudá-lo. Ele foi levado para o Orlando Regional Medical Center. A família de Sharkey compartilhou fotos que mostram marcas do raio nos braços do adolescente.
Chadwick Smith, cirurgião de trauma e queimaduras, alertou sobre os graves efeitos que os raios podem ter. "Pode ser fatal; pode causar arritmia cardíaca quando alguém precisa ser desfibrilado. Pode causar problemas nervosos, queimaduras e problemas de visão no futuro", disse Smith.
Para o adolescente, ele teve muita sorte. "É uma chance em um milhão ser atingido por um raio e não é 100% de sobrevivência. Felizmente, aquela árvore estava lá e tenho sorte de estar vivo", finalizou para a Fox35Orlando.
Estatísticas
No ano passado, os EUA registraram uma contagem total de mais de 242 milhões de raios, com a Flórida a registrar uma quantidade significativa desses ataques, segundo a Vaisala Xweather.
De acordo com a Vaisala, a Flórida ficou em segundo lugar na contagem de raios, registrando mais de 19 milhões de eventos no ano passado. Com 42.388.860 relâmpagos no total, o Texas teve mais relâmpagos do que qualquer outro estado em 2023.
Ao medir a densidade dos raios, no entanto, a Flórida ocupa o primeiro lugar, com 112,6 eventos de raios por quilômetro quadrado.
Com 120.998 contagens, a área Miami-Fort Lauderdale foi considerada pela Vaisala como a área mais propensa a raios nos EUA. Ao contar os raios por quilômetro quadrado, cinco áreas metropolitanas na Flórida tiveram a classificação mais alta em risco de raios em 2023:
Miami-Fort Lauderdale
Palm Bay–Melbourne
Cape Coral
Orlando
Jacksonville
Daniel Sharkey was out doing his neighbor’s lawn around 5 p.m. Monday when he was struck in Altamonte Springs. https://t.co/u404735tmC
— WFTV Channel 9 (@WFTV) July 16, 2024