Mais de 900 mil americanos que vivem no exterior votaram nas últimas eleições presidenciais e a Flórida liderou o país nesse quesito. Estima-se que 9 milhões de americanos vivam no exterior, segundo o Departamento de Estado.
Embora quase dois terços desses 900 mil eleitores que votaram no exterior fossem membros das forças armadas dos EUA, dezenas de milhares de expatriados não militares são politicamente ativos como membros do capítulo da Flórida dos Democratas no Exterior, um braço do Partido Democrata, ou dos Republicanos no Exterior, o Partido Republicano.
Os americanos que vivem no exterior têm a oportunidade de votar nas eleições dos EUA desde que o presidente Ford assinou a Lei dos Direitos de Voto dos Cidadãos Estrangeiros em janeiro de 1976.
Uma década depois, surgiu a Lei de Votação de Cidadãos Ausentes Uniformizados e Estrangeiros (UOCAVA, na sigla em inglês), que garante os direitos de certos cidadãos dos EUA de votarem fora dos seus locais de votação nacionais.
As proteções eleitorais para eleitores militares e estrangeiros foram reforçadas com a Lei de Empoderamento de Eleitores Militares e Estrangeiros (MOVE, na sigla em inglês)) de 2009.
Nas eleições presidenciais de 2020, a Flórida teve o maior número de votos estrangeiros contados, com 115.975 votando na UOCAVA, de acordo com um relatório da Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA.
Dois condados do sul da Flórida – Miami-Dade e Broward – tiveram o quarto e o sétimo maior número de eleitores estrangeiros registrados e elegíveis no país em 2020.
Provavelmente não é surpreendente que a Flórida lidere o país na votação no exterior, quando se considera que o Sunshine State abriga 20 bases militares e três comandos combatentes unificados. O serviço aqui dá ao pessoal o direito de estabelecer um domicílio na Flórida, mesmo que posteriormente seja transferido para outro lugar.
Contudo, como a votação não é obrigatória nos EUA, apenas 7,8% dos eleitores estrangeiros (900 mil) votaram nas eleições de 2020, de acordo com um relatório do Programa Federal de Assistência ao Voto.
Os eleitores estrangeiros da Flórida devem solicitar uma cédula a cada ano eleitoral, que podem acessar através do site votefromabroad.org ou do supervisor eleitoral do condado em que residiram pela última vez na Flórida.
A lei eleitoral da Flórida exige que os eleitores estrangeiros recebam suas cédulas no máximo 45 dias antes da eleição, e os membros do Florida Democrats Abroad disseram ao Phoenix que já receberam suas cédulas para as primárias de 20 de agosto.
Fonte: Florida Phoenix.