Uma criança levou um grande susto ao ser mordida por um tubarão na quinta-feira, 18. O incidente aconteceu nas águas perto de Crandon Park, perto de Key Biscayne, sul da Flórida.
O menino foi mordido na perna. Ele estava nadando numa parte rasa quando o tubarão o mordeu no joelho.
Por sorte, o ferimento foi superficial e ele recebeu atendimento ainda na praia, sem precisar de hospitalização. A idade da criança não foi divulgada.
O resgate do Corpo de Bombeiros de Key Biscayne disse que o ataque foi por um tubarão-lixa (nurse shark). Geralmente, esta espécie vive lentamente no fundo e geralmente não é agressiva.
Ataques
Este é o segundo incidente envolvendo um tubarão esta semana na região do extremo sul da Flórida. O primeiro aconteceu em Key West na segunda-feira, 14, quando um homem Opa-locka foi atacado enquanto praticava caça submarina.
No entanto, outros ataques ocorreram pela costa do estado. No dia 7 de junho, no condado de Walton, Flórida, perto de Rosemary Beach, Lulu Gribbin, 15 anos, de Mountain Brook, Alabama, foi atacada por um tubarão enquanto nadava com amigos e familiares. Ela foi mordida em um dos braços e numa perna e levada para o hospital onde passou por cirurgia, mas perdeu uma das mãos.
A Flórida continua a liderar o país em ataques. Só em julho, três mordidas de tubarão ocorreram no condado de Walton, como o citado acima, com os incidentes acontecendo entre Miramar Beach e Panama City Beach.
Apesar dos ataques, as autoridades dizem que as mordidas reais de tubarão ainda são incrivelmente raras e a Flórida provavelmente vê mais, só porque o estado tem um período mais longo de clima de praia, tem quase 8.500 milhas de costa e tem uma maior número de pessoas na água em um determinado momento do que a maioria dos lugares.
Além dos ataques na Flórida, duas pessoas foram mordidas por um tubarão na Ilha South Padre, um destino turístico popular na costa sudeste do Texas, no dia 4 de julho. Um adolescente de 14 anos também foi atacado em North Topsail Beach, na Carolina do Norte, e o ator de “Piratas do Caribe”, Tamayo Perry, morreu após ser mortalmente ferido por um tubarão em Oahu, no Havaí.
O Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão do Museu de História Natural da Flórida investigou 120 supostas interações entre tubarões e humanos em todo o mundo em 2023. Sessenta e nove foram confirmadas como mordidas de tubarão não provocadas em humanos e 22 foram encontradas como mordidas provocadas.
Mas as mortes por mordidas de tubarão duplicaram em 2023 em relação ao ano anterior, com 14 mortes relacionadas com tubarões confirmadas, incluindo 10 classificadas como não provocadas. Dois estavam nos Estados Unidos, na Califórnia e no Havaí.
Fonte: CBS News e Pensacola News Journal.