Com o fim das férias e o início do ano letivo se aproximando, há um aumento na demanda por professores substitutos.
No ano passado, as escolas da Flórida iniciaram o outono com milhares de vagas para professores e, neste ano, estão tendo dificuldades para encontrar professores substitutos, o que pode prejudicar os alunos e o restante do corpo docente.
"É sempre um problema, mas é um problema maior nas escolas. Ainda mais em escolas de nível socioeconômico mais baixo. Muitos substitutos não querem ir para lá", disse Lee Bryant, presidente da Pinellas Classroom Teachers Association.
Sem substitutos suficientes, a equipe de tempo integral evita tirar folga ou os alunos são transferidos para outras salas de aula, o que não favorece o bom aprendizado, explicou Bryant.
"Os professores merecem folgas e podem tirá-las", afirmou. “E aí, o que frequentemente acontece é que as crianças são distribuídas em outras salas, ou são enviadas para o auditório ou para o campo esportivo para trabalhar e são designadas para professores de educação física. O resto do corpo docente que se vira com mais essa demanda".
Uma professora substituta do condado de Hillsborough vivenciou esse problema em primeira mão.
"Quando comecei, há 15 anos, era difícil conseguir emprego nas escolas que eu queria. Agora, é o oposto. Simplesmente não há um número suficiente de pessoas para preencher essas vagas", disse Karen Potter, uma professora substituta da Bay Area. "Como professora, pelo o que ouvi, e também como substituta, uma substituta de longo prazo. É difícil tirar uma folga e encontrar um substituto de qualidade para entrar no seu lugar, e depois voltar. Parece que você tem mais trabalho. Para ser sincero, você até se arrepende de tirar folga.”
A FOX 13 foi informada de que o problema ainda é a baixa remuneração dos professores no estado. Os substitutos recebem, em média, US$ 14 por hora.
Bryant disse que esse é seu foco número um para o próximo ano letivo.
"A oferta e a demanda são fundamentais para tudo isso", disse Bryant. "Se você quer pessoas de qualidade, precisa estar disposto a pagar pessoas de qualidade. Os substitutos fazem parte do negócio. Eles ganham menos do que alguns dos profissionais de suporte educacional. Portanto, é um trabalho difícil."
Fonte: Fox 13 News

