Neste sábado (21), milhares de voluntários irão arregaçar as mangas nas praias e costas ao redor do mundo para a celebração do Dia Internacional da Limpeza Costeira (International Coastal Cleanup Day).
O Condado de Miami-Dade se orgulha de ser o terceiro maior contribuidor desse esforço global de limpeza, graças a dois residentes do sul da Flórida que perceberam o problema e resolveram aumentar essa importante missão de proteger nosso recurso mais valioso.
O casal de ambientalistas Dave Doebler e Dara Schoenwald são os cofundadores da organização VolunteerCleanup.org, um site que ambos criaram para ampliar as limpezas de bairros que estão ocorrendo em Miami-Dade depois de perceberem o fluxo interminável de lixo poluindo a baía.
“Todos os domingos, eu ia remar na Biscayne Bay e percebia todo esse lixo”, refletiu Doebler.
Acrescentou Schoenwald: “E eu vi o caiaque dele, carregado e amarrado com todos os tipos de plástico. E meu primeiro pensamento foi: ou precisamos conseguir um barco maior para ele ou muito mais ajuda.”
Foi assim que nasceu o Volunteer Cleanup. O site foi lançado em 2014 e, desde então, o sul da Flórida deu um grande passo à frente. Desde o início, o cerne da missão sempre foi a restauração e a proteção da Biscayne Bay.
Nos últimos 10 anos, Doebler e Schoenwald ajudaram a lançar mais de 100 organizações sem fins lucrativos de limpeza, como a Clean Miami Beach e a Clean This Beach Up. Juntas, essas 100 organizações sem fins lucrativos recrutaram mais de 35.000 voluntários que, coletivamente, recolheram mais de 360 mil kg de detritos dos bairros e litorais do sul da Flórida.
O esforço mundial do Dia Internacional da Limpeza Costeira foi lançado pela Ocean Conservancy em 1986 para remover o lixo de nossas praias e cursos d’água. É uma missão que Doebler e Schoenwald ampliaram localmente desde que assumiram a coordenação das limpezas do ICC de Miami-Dade em 2014.
Desde o primeiro Dia Internacional de Limpeza Costeira, há 38 anos, mais de 18 milhões de voluntários coletaram mais de 380 milhões de quilos de lixo.
Este ano planeja ser o maior de todos os tempos no condado de Miami-Dade, com 70 limpezas acontecendo do Greynolds Park até Homestead, que podem receber até 5.000 voluntários. Para se inscrever, visite o site Volunteer Cleanup.org.
Fonte: Local 10

