O Aeroporto Internacional de Miami instalou um novo sistema de vigilância para deter intrusos que tentam adentrar o perímetro — esse é o primeiro aeroporto do país a adotar a medida.
A nova tecnologia de segurança já está em funcionamento para rastrear entradas e saídas no MIA em tempo real . É chamado de Sistema de Detecção de Intrusão de Perímetro e faz parte de um programa piloto da Administração de Segurança de Transporte.
"As violações de perímetro não acontecem com muita frequência, mas acontecem, e essa tecnologia nos dá outra ferramenta, junto com nossas demais forças de segurança, para não apenas limitar a quantidade de vezes que isso acontece, mas também ser capaz de apreender os indivíduos que fazem isso", disse o diretor do aeroporto Ralph Cutié.
A empresa por trás da tecnologia, Senstar, diz em seu site que os sistemas "criam uma 'parede' invisível de raios infravermelhos ou de micro-ondas ao redor do perímetro do aeroporto. Se um intruso quebrar o raio, o sistema dispara um alarme.”
A prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, participou de uma demonstração da nova tecnologia no campo de aviação na terça-feira (22). Ela mostrou uma das dezenas de novas câmeras que sabem exatamente para onde despachar a polícia pelos cabos de fibra ótica ao longo da cerca.
"Então, simplesmente não temos câmeras; temos algo chamado LIDAR", disse o oficial da TSA, Jim Bamberger. "É como um sistema de radar. Temos um sistema visual; temos uma parede de laser. Todos eles são integrados para que possamos primeiro ver uma violação da cerca, então temos radar e LIDAR, que rastrearão esse indivíduo."
Os oficiais do MIA também explicaram que "radares baseados em solo geram trilhas em tempo real com detalhes precisos de localização em velocidades muito altas para dar suporte a processos rápidos de decisão de segurança de vida.”
Os oficiais disseram que a TSA está assumindo metade do custo, enquanto o departamento de aviação do condado financiará o restante nos próximos anos.
Fonte: Local 10