Suspeitos de serem membros da gangue venezuelana Tren de Aragua foram presos pela Patrulha Rodoviária da Flórida (FHP) e autoridades federais em Tallahassee. As prisões ocorreram durante operações conjuntas entre a FHP, a Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e Investigações de Segurança Interna (HSI), de acordo com o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos da Flórida.
Em um post no Twitter, a FHP e seus parceiros federais anunciaram a conclusão das operações, que resultaram na detenção de membros suspeitos da gangue. Eles foram presos sob suspeita de envolvimento em conspiração de tráfico de armas, associação criminosa, mandados de prisão pendentes e entrada ilegal nos Estados Unidos.
O Tren de Aragua, originado em uma prisão na Venezuela, se expandiu para os Estados Unidos e para vários países da América Latina, incluindo Colômbia, Chile, Equador e Peru. A organização está envolvida em uma variedade de crimes, como assassinatos, tráfico de drogas e seres humanos, crimes sexuais, extorsão e mais.
No domingo, a FHP também apoiou autoridades federais nas operações de fiscalização de imigração em Fort Myers. O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou na sexta-feira que o estado assinou um acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS) para que os policiais da FHP comecem a aplicar as leis de imigração. DeSantis tem se mostrado um defensor do endurecimento das políticas de imigração, alinhando-se com a abordagem do ex-presidente Donald Trump.
No entanto, líderes republicanos na legislatura da Flórida resistiram às propostas de DeSantis, aprovando um projeto de imigração diferente do proposto por ele, que o governador chamou de "morno" e prometeu vetar.
Fonte: NBC