Em uma pesquisa divulgada pela Wallethub no mês passado sobre os melhores estados para dirigir em 2025, a Flórida ficou em 14º lugar no ranking nacional, recebendo boas pontuações pela segurança e acesso a veículos/manutenção.
“O custo de ter um carro pode pesar no bolso, especialmente se você não está no local certo”, diz o estudo. “Além dos custos com gasolina, manutenção e seguro, alguns estados ainda podem prejudicar mais financeiramente com congestionamentos excessivos, que desperdiçam combustível e produtividade.”
No entanto, o WalletHub também detalhou os dados para identificar quais cidades específicas são as melhores para dirigir. Esses dados analisaram fatores como custo de posse, tráfego, infraestrutura, segurança e acesso a veículos para determinar as cidades com melhor desempenho. Os fatores incluem:
- Custo de Posse/Manutenção (30%): Inclui o custo de um carro novo, preço médio da gasolina, seguro, manutenção, taxa média de estacionamento, e outros custos operacionais.
- Tráfego e Infraestrutura (30%): Inclui as horas gastas no congestionamento, dias de chuva, dias de frio, tempo médio de deslocamento, número de estações de combustível alternativo, qualidade das estradas, entre outros.
- Segurança (30%): Inclui a probabilidade de acidentes, taxas de fatalidades no trânsito, uso de cinto de segurança, roubos de carros, e punições para motoristas em risco.
- Acesso a Veículos/Manutenção (10%): Inclui a quantidade de concessionárias de carros, oficinas de reparo, lava-jatos, postos de gasolina, e estacionamentos.
De acordo com a pesquisa, três cidades da Flórida entraram no top 10 dos lugares mais amigáveis para motoristas neste ano: Jacksonville (5ª posição), Orlando (6ª posição) e Tampa (9ª posição).
Quando se trata de custo de posse, Jacksonville se destacou, ficando em 4º lugar nessa categoria. Tampa também ficou em 4º lugar no acesso a veículos. No entanto, Orlando pontuou bem em tráfego e acesso a veículos, ficando em 2º lugar em ambas as categorias. Por outro lado, a City Beautiful enfrentou dificuldades no acesso a veículos e manutenção, de acordo com os dados.
Fonte: Click Orlando

