Uma criança de 12 anos foi morta no domingo (28) em uma praia no município de Benito Juárez, em Cancún, no México. De acordo com as autoridades, o menino foi atingido por tiros disparados por homens em jet skis, que tinham como alvo um traficante de drogas de uma facção rival.
O incidente está sendo investigado pelo gabinete do Procurador-Geral.
O menino, morador local, estava aparentemente deitado em uma espreguiçadeira na praia com sua família quando o tiroteio começou. Ele foi levado para um hospital local, mas não resistiu. Os suspeitos fugiram.
Os investigadores disseram acreditar que “os atacantes chegaram por mar, a bordo de um jet ski, disparando contra algumas pessoas, possivelmente em uma disputa pela venda de drogas".
“As autoridades chegaram imediatamente ao local e o menor foi transferido para o hospital onde, infelizmente, perdeu a vida”, afirmaram.
A vítima, que não foi identificada publicamente, não seria alvo proposital dos atiradores.
Nos últimos anos, as disputas territoriais entre traficantes de drogas custaram a vida de vários turistas nos resorts ao longo da costa caribenha do México. Em maio, 10 corpos foram encontrados espalhados no balneário de Acapulco, que foi tomado pela violência dos cartéis, segundo autoridades de segurança locais.
Em fevereiro, três pessoas foram mortas a tiros - um deles chegou e fugiu a bordo de um barco - em Acapulco.
Em 2022, dois canadenses foram mortos em Playa del Carmen, ao sul de Cancún, aparentemente por causa de dívidas entre gangues internacionais de tráfico de drogas e armas.
Em 2021, mais ao sul, em Tulum, dois turistas - um blogueiro de viagens da Califórnia nascido na Índia e um cidadão alemão - morreram em um tiroteio entre traficantes de drogas rivais.
Fonte: ABC News; CBS News

