Segundo o sindicato que reúne servidores do Ministério das Relações Exteriores, Sinditamaraty, 67 consulados ou embaixadas brasileiras no exterior aderiram à greve do Itamaraty. Os postos dos Estados Unidos e Europa representam cerca de 70% da força de trabalho. A paralisação foi anunciada somente para o dia 20, dia do fechamento desta edição. As informações foram obtidas através do Sinditamaraty, “Folha” e “Portal G1”.
A decisão, anunciada pela Associação dos Funcionários Locais do Ministério das Relações Exteriores no Mundo (Aflex), foi tomada após o começo da greve dos servidores do Itamaraty no Brasil, no dia 18. Segundo a associação, os postos devem retomar as atividades no dia 21.
Nos Estados Unidos, de acordo com Itamaraty, os funcionários locais paralizaram suas atividades nos consulados-gerais do Brasil em Nova York, Los Angeles, São Francisco, Houston, Atlanta, Boston, Washington e Hartford, e também na Missão do Brasil na ONU, em Nova York. Miami não faz parte da lista.
Na Europa, eles pararam as atividades nos consulados-gerais do Brasil em Londres (Inglaterra) e Paris (França), e também nas embaixadas do Brasil em Londres e em Dublin (Irlanda).
Miami
Segundo o “G1”, os consulados-gerais de Miami, Chicago, Sidney (Austrália), Toronto (Canadá) e as embaixadas do Brasil em Paris e em Amã (Jordânia), seguem em “operação-tartaruga”.Já de acordo com o próprio Consulado-geral em Miami, o órgão está funcionando normalmente e não houve paralização de funcionários.
“No que se refere aos brasileiros que pretendam comparecer à repartição, o Consulado-Geral recomenda, como de praxe, que o cidadão consulte previamente nossa página eletrônica, a fim de informar-se sobre os horários de atendimento e os documentos a serem apresentados para solicitação de cada serviço. O endereço eletrônico do Consulado-Geral em Miami é: www.miami.itamaraty.gov.br”, disse comunicado do Consulado.
Reivindicações
A Aflex reivindica plano de carreira e de aposentadoria, FGTS, benefícios completos do INSS, seguro desemprego, definição de índice para reajuste salarial e lei trabalhista definida para os funcionários locais. Os funcionários chamados “locais” são os que foram contratados no exterior.Greve
Servidores do Itamaraty que realizaram paralisação, no dia 18, aprovaram greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 19. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), assembleia com 300 servidores decidiu pela paralisação por reajuste salarial.De acordo com o Sinditamaraty, a categoria pede, entre outras coisas, equiparação salarial de assistentes e oficiais de chancelaria a carreiras correlatas.
A revisão salarial, segundo nota do sindicato, é para “recompor perdas dos últimos 25 anos, além da valorização das atividades exercidas pela categoria, com garantias efetivas e equivalentes às dadas para as demais carreiras consideradas típicas de Estado”.
Mais informações
Como dito acima, essas são as informações obtidas até o dia 20, fechamento desta edição do Gazeta. Para informações atualizadas, visite o site www.gazetanews.com.
