Viagens de ônibus tem sido uma nova opção para estudantes, executivos e mesmo turistas, que têm descoberto esta nova alternativa em vez de alugar carros e ter que enfrentar o trânsito das estradas no sul da Flórida.
As cariocas Valéria Bonifácio e Socorro Pepeu visitavam familiares em Hollywood e descobriram a companhia de ônibus Alltour para aproveitar e estender o passeio à Disney. “Pegamos o ônibus perto da estação da Sheridan, em Hollywood, e descemos em Kissimmee. Chegamos no horário prometido”, conta Valéria. “Ficamos com medo de alugar um carro sem falar inglês e ainda ter que aprender a colocar gasolina sem frentista, além do preço, que seria bem mais alto para o que podíamos gastar”. As duas gastaram $60 dólares ida e volta.
A paulistana Regiane Malta também preferiu o ônibus para ir de Miami a Tampa para ver sua família em Sarasota, na manhã de 5 de outubro. Ela usou o RedCoach, uma companhia de ônibus de luxo baseada em Miami que oferece serviços a diversas cidades da Flórida, saindo do aeroporto de Miami ou de Fort Lauderdale, desde 2010.
“Foi muito bom poder usar o serviço de wifi e o ônibus era muito mais confortável que um avião”, disse Regiane, que afirma que o ônibus estava bem vazio quando usou. “A única desvantagem é que, embora Sarasota ficasse na rota do ônibus, o serviço era direto para Tampa e meu pai precisou viajar uma hora para me buscar na estação”.
De acordo com Robert Poole, diretor de transportes da Reason Foundation, o crescimento de companhias de ônibus de viagem tem sido fenomenal nos últimos quatro a sete anos. Viagens de ônibus estão crescendo quatro vezes mais que de avião e oito vezes mais que viagens de trem, disse ele, de acordo com o “Miami Herald”.
Os motivos da preferência dos passageiros são vários: escapar das normas de segurança dos aeroportos pós 11 de setembro e a possibilidade de estar conectado em wifi o tempo todo, podendo usar o celular e laptop. E, claro, muitas vezes o preço: apesar de algumas companhias aéreas oferecerem passagens a preços até parecidos com o ônibus, cobram mais pela bagagem. Em ônibus de viagem, geralmente é possível levar duas malas grandes e uma de mão.
Originalmente da Argentina, o RedCoach foi trazido por Florencia Cirigliano, hoje vice-presidente da empresa, e sua família depois que perceberam, em viagem para a Flórida, a falta de opções de transporte entre grandes cidades como Orlando e Miami. Hoje, a companhia tem 15 veículos ligando 11 cidades da Flórida, de Naples a Jacksonville. O preço de uma viagem ida e volta de Miami e Orlando é de $80 a $100 dólares.
O maior público da companhia é composto por estudantes de grandes universidades, que viajam para passar o final de semana em casa, e para viagens de negócio. Megabus é outra companhia que tem crescido bastante nos EUA. De origem britânica, a companhia começou a oferecer viagens com desconto no centro do país em 2008, depois se expandiu para a Califórnia, o Nordeste do país e, há cinco meses, chegou à Flórida. Além de destinos em várias cidades do país, a companhia oferece viagens a seis cidades na Flórida, indo de Miami até Tallahassee.
Para ajudar pessoas a compararem passagens de ônibus em diferentes companhias, o site wanderu.com oferece os horários e venda de passagens em apenas um lugar, com a opção de 28 companhias de ônibus. Com informações do “Miami Herald.
Serviço:
Wanderu
Para comparar companhias e rotas de ônibus em todo o país, acesse: wanderu.comAlltour
Serve Miami, Hollywood, Pompano Beach, Lake Worth, Fort Pierce, Kissimmee e Orlando. Site: www.alltourbusline.com/alltourbusline/schedules.htmlRedCoach
Serve o aeroporto de Fort Lauderdale, Fort Pierce, Gainesville, Jacksonville, Miami, Naples, Ocala, Orlando, Pompano Beach, Tallahassee, Tampa e West Palm Beach. Site: www.redcoachusa.com
Megabus
Além de destinos em várias cidades de todo o país, a companhia serve seis cidades na Flórida: Miami, Tampa, Orlando, Gainesville, Jacksonville e Tallahassee. Site: us.megabus.com