A rede de supermercados Publix emitiu um recall para os pacotes de 18 ovos “Grade A Extra Large”.
Por causa de uma possível contaminação por salmonela, 200 milhões de ovos da Rose Acre Farms sofreram um recall em vários estados no dia 13 de abril por causa de casos de diversas pessoas adoecendo em todo o país.
No entanto, o mais novo recall envolve 280.800 ovos do Cal-Maine Foods, que distribui para lojas do Publix na Flórida.
Os ovos da Cal-Maine foram comprados da Rose Acre Farms.
De acordo com o Food and Drug Administration, os pacotes sofrendo recall tem prazo de validade entre 2 e 3 de abril.
“Consumidores que acreditam terem comprado ovos afetados não devem comê-los e sim devolver para a loja onde compraram”, disse o USDA.
No anúncio do dia 13, o FDA informou que os ovos haviam sido distribuídos para restaurantes e supermercados, incluindo Walmart e Food Lion, na Flórida, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Carolina do Sul, Virgínia, Colorado e Virgínia Ocidental.
Waffle House foi uma das cadeias de restaurantes que compraram os ovos.
Nos supermercados, os ovos foram vendidos sob marcas que incluem: Country Daybreak, Crystal Farms, Coburn Farms, Sunshine Farms, Glenview, Great Value (marca do Walmart) e a marca do Food Lion.
De acordo com a FDA, 22 casos de mal-estar foram relatados.
Este é o maior recall alimentar nos EUA desde 2010, quando também foi desencadeado por um surto de salmonela, de acordo com relatos.
A salmonela é uma das doenças transmitidas por alimentos mais comuns e pode ser fatal, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado. Os sintomas incluem febre, diarreia e vômito.