A cidade de Palm Bay, no centro da Florida, votou, na semana passada, contra proposta que pretendia penalizar empresas que contratassem imigrantes indocumentados, e tornou-se a segunda no estado a derrubar propostas do tipo.
A iniciativa foi derrubada por três dos cinco membros do Conselho da localidade.
Após a decisão, dezenas de ativistas, líderes comunitários e imigrantes que assistiram ao debate no abarrotado recinto do Conselho celebraram aquilo que foi qualificado como uma vitória.
A proposta, defendida pelo conselheiro Andy Anderson, pretendia estabelecer multas de $500 àqueles que contratassem imigrantes indocumentados, e negado contratos com a prefeitura àquelas empresas que incorressem na falta.
No último debate, dois vereadores que inicialmente haviam apoiado a medida, mudaram de parecer por considerá-la “não afinada com aquilo que a maioria da comunidade desejava e por promover prejuízos contra os hispânicos”.
Esta é a segunda medida do tipo a ser rejeitada na Flórida, após a localidade de Avon Park, a sudeste de Tampa, não ter aprovado no mês passado uma medida que também procurava penalizar aqueles que empregaram ou alugaram casas para imigrantes sem papéis.