Os líderes da cidade do Mesa, no Arizona, dizem que há um crescente sentimento negativo devido a imigração de ilegais, mas ao mesmo tempo estão de acordo que é muito pouco o que a autoridades locais podem realizara para se fazer cumprir a lei de imigração.
Na última quinta-feira (5) o Conselho da cidade discutiu sobre tomar algumas medidas possíveis, como treinar a polícia local para perseguir ilegais, sancionar os empregadores que contratam imigrantes sem documentos e tornar ilícita a reunião de pessoas nas calçadas para buscar trabalho.
Mas a maioria das idéias foi desaprovada devido à impossibilidade de colocá-las em prática.
O vereador Kyle Jones disse que a maioria dos imigrantes que chegam ao país vem em busca de oportunidades econômicas. No entanto é muito difícil o combate contra ilegais apenas com leis locais.
“Essa motivação vai continuar. Essa atração, esse magnetismo, continuará aqui”, advertiu Jones.
A idéia que causou maior controvérsia no debate de imigração foi a que busca o treinamento de agentes da polícia para que façam cumprir as leis de imigração.
Por outro lado, Suzie Barr, assessora da governadora, Janet Napolitano, disse que a Agencia de Leis de Imigração e Aduanas não queria treinar agentes da polícia local no Arizona.
O Departamento de Corregedoria deporta alguns presos como medida de corte de gastos. Nenhuma outra agência no Arizona tem poderes de se fazer cumprir a lei federal de imigração.