Quem quer parar de fumar e beber, sabe bem da dificuldade que é. E essa missão tem seus agravantes, como por exemplo o bar - um dos ambientes mais desestimulantes para quem quer largar o cigarro.
O desejo pela nicotina vem logo na primeira cerveja e depois de mais alguns copos o sujeito já começa a relativizar a decisão de nunca mais fumar. Os alcoólatras que fumam também sofrem mais quando querem largar a bebida. Quando conseguem, têm 65% mais chance de voltar a beber do que os que não fumam.
Um estudo realizado no Instituto de Psiquiatria da USP mostrou que talvez seja possível curar esses dois vícios num tratamento só. A equipe descobriu que o remédio topiramato, originalmente usado para combater a enxaqueca e a epilepsia, é capaz de ajudar as pessoas a pararem de beber e fumar ao mesmo tempo.
As pílulas foram administradas a 155 homens alcoólatras, dos quais 103 eram fumantes. Oito semanas depois, 61,5% daqueles que tomaram o medicamento ainda não haviam voltado a beber.
Apesar da novidade, o remédio ainda não deve ser usado para essa finalidade, por necessitar passar por muitos outros testes. As informações são da revista “Galileu”.

