A Câmara de Representantes aprovou nessa quinta-feira (21) um pacote de projetos de lei que abrangem deportação de ilegais, prisões para aqueles que cavam túneis na fronteira e autorização às polícias locais para prender imigrantes ilegais.
Com a falta de perspectiva de uma aprovação ainda este ano das leis migratórias realizadas pelo Senado, os republicanos da Câmara disseram que estas medidas eram urgentes.
“O povo norte-americano disse que a segurança da fronteira é o que vem primeiro”, justifica o presidente da Comissão Judicial, James Sensenbrenner.
No entanto para a senadora Arlen Specter não se pode abordar o assunto por partes. “A Câmara não tinha motivos para negociar dessa forma”, avalia.
Em dezembro os representantes aprovaram um projeto de lei focado na segurança da fronteira e na aplicação de leis que proibissem a contratação de trabalhadores ilegais. Em maio, o Senado aprovou um projeto mais amplo, apoiado pelo presidente George W. Bush, que incluía um programa de vistos de trabalhos e meios para que os 12 milhões de imigrantes ilegais no país pudessem regularizar sua situação.
No entanto, até o momento não houve avanço nas negociações.