Como é complicado ficar ao lado de pessoas que só reclamam sugam toda a nossa energia.
Conversando com uma grande amiga do Paraná, ela falou “Samantha precisamos agradecer mais e reclamar menos” “isso faz nossos caminhos bem mais fáceis” e ela tem toda razão.
Os problemas são uma parte natural da vida, acontecem conosco, nossos amigos, entes queridos, até mesmo com as pessoas que consideramos incrivelmente sortudas.
Sempre as pessoas em nossas vidas compartilham suas reclamações sobre algo. Isso é natural, elas estão buscando uma maneira de aliviar a tensão. Mas se convivemos a todo momento com pessoas que reclamam o tempo todo, nossas energias acabam se esgotando.
Uma convivência constante com a negatividade pode nos prejudica. Colocar limites não é fácil.
Além de sugar uma grande quantidade de energia dessas pessoas você acaba tendo alguns sentimentos como frustração, culpa e tristeza isso começa a ser presente na sua vida. E como evitar? Vou dar algumas dicas:
Manter uma distância saudável
Quando você perceber que essa pessoa está tentando se fazer de vitima, escolha manter uma distância discreta para não ceder a as suas reclamações. Aos pouco ela vai perceber que não pode mais manipular você.
Fale a realidade sobre a situação
Não demonstre ser fraco nunca
Nunca se esqueça de que você está lidando com um manipulador. É fundamental manter-se sério e firme em sua posição. Mostre sempre quem tem a responsabilidade resolver algo é ela mesmo.Mostre limites
Você tem seu espaço pessoal. Defina limites e não permita que sua compaixão o faça perder o controle. Afinal quem tem responsabilidade sobre sua saúde mental e emocional é somente você. Como dizia meu grande amigo Clodovil Hernandez “As pessoas fazem com a gente aquilo que a gente deixa”.
