Se há uma coisa mais assustadora do que a sua lista de coisas a fazer antes do Natal, é o seu extrato do cartão de crédito depois do Natal. Já falamos sobre isso em outras edições, mas agora quero dar algumas dicas de como lidar com este estresse de fim de ano, como se preparar melhor para as compras e planejar.
1. Sente-se com toda a família e faça uma lista das suas prioridades para a temporada. A primeira deve ser o seu objetivo geral (por exemplo, desfrutar desta época com a sua família). Depois, todos os itens subsequentes (exemplo: assistir missa da Noite de Natal, levar as crianças para ver as luzes de Natal, etc).
2. Estabeleça o seu orçamento para a temporada. Incluir cartões, enfeites, presentes, comida, entretenimento e todas as despesas de viagem.
3. Mantenha o seu orçamento com a sua lista de presente para manter suas prioridades de gastos literalmente à vista.
4. Se você não tem dinheiro suficiente na mão este ano para cumprir o orçamento, você tem duas opções: cortar seu orçamento para combinar seus recursos ou assumir alguma dívida. Se você deve fazer o último, planejar com antecedência como você vai pagar a dívida (e se possível, vamos adaptar o orçamento!).
5. Esteja ciente de que as empresas de crédito muitas vezes aumentam os limites de crédito nesta época do ano para incentivar a compra e você pode acabar com uma conta enorme em janeiro. Gente, atenção: não use demais os seus cartões. É muito fácil sucumbir à tentação. Ande com uma fatura mostrando os juros de 18 a 20% dos cartões dentro da sua carteira, assim, todas as vezes que você pensar em abrir a carteira e pagar com o cartão, você vai pensar duas vezes.
6. Depois do Natal, hora de analisar. Quer manter o seu orçamento? Se não, por que não? Se era absolutamente impossível para atender as suas prioridades então você tem que descobrir uma forma de fazer os seus ganhos aumentarem.
7. Determine o seu orçamento de Natal para o próximo ano e quanto você vai precisar economizar a cada mês, até então, para evitar entrar em dívida. Se a gente fizesse isso todos os anos, ninguém teria dívidas imensas de cartão de crédito.
8. Com as crianças mais velhas, é mais fácil de conversar sobre o tema presentes. Deixe que elas participem das discussões para deixá-las serem parte da solução. “Você pode explicar aos adolescentes que as finanças estão um pouco apertadas este ano ou que você gostaria diminuir um pouco os presentes em favor de outras atividades”, diz Christine Langlois, consultora financeira.
9. Manter um orçamento apertado vai fazer com que você seja muito mais criativo na arte de presentear. “Este ano, o meu pai está levando o meu avô, que agora está internado em um asilo de idosos, para uma tarde no bar dele favorito. Um presente bem barato para um homem idoso, quase cego, que já não precisa realmente de nada, mas mas de carinho e atenção”, escreveu Diana Hyman, consultora financeira da Tottenham, Ontário. “O tempo juntos é o maior presente de todos, especialmente para os nossos pais e avós”.
10. Susan Chung, outra consultora financeira de Toronto, dá certificados de presente em que ela mesma faz para refeições à noite, na casa dela. Os certificados podem ser para filmes e petiscos, café e sobremesa caseira, ou uma refeição caseira. Uma ideia barata e superdivertida.
11. Substitua alguns destes presentes que você envia pelo correio todos os anos por um lindo cartão de Natal com votos sinceros para os seus entes queridos.
12. Roupas são notoriamente caras - e pouco usadas. Confira novas opções para toda a família em brechós ou, ainda melhor, organize feira de troca-troca na sua vizinhança. Estas feiras são maneiras divertidas de se trocar o que não queremos mais; uma delícia o encontro e todo mundo sai feliz com novas coisas.
13. A mesma dica vai para a decoração. Recicle as coisas que você usou no ano passado, troque itens com vizinhos e amigos.
14. Planeje, planeje, planeje.
15. E, se possível, lembre-se o motivo das festas. Simples e, às vezes, funciona muito bem!
Boa semana!
Perguntas?
Envie sua dúvida por email para [email protected].
Visite também nosso website www.Debthelper.com