Representantes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), maior legenda do país, declaram apoio nessa terça-feira (3) tanto ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva quanto a seu concorrente Geraldo Alckmin. Em Brasília, Lula recebeu apoio de peemedebistas goianos e baianos. O deputado Geddel Vieira Lima (BA) fez a reunião acompanhado do governador eleito da Bahia, Jacques Wagner (PT). Por Goiás, estiveram o senador Maguito Vilela, que concorre no segundo turno ao governo estadual, e o prefeito de Goiânia, Íris Rezende.
"O PMDB de Goiás vai ser 100% Lula no segundo turno", afirmou Maguito. De acordo com o senador, o PT também vai apoiá-lo no segundo turno.
Em São Paulo, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho e o ex-governador Anthony Garotinho encontraram-se com Alckmin. "Nós começamos a fazer um trabalho no PMDB para obter a parcela mais ampla no apoio à candidatura", afirmou Temer. "Este foi o primeiro gesto".
Temer disse que vai pedir o apoio aos deputados e governadores eleitos e pretende organizar atos em São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasília.
Alckmin agradeceu os apoios e disse que vai aguardar a decisão do PDT, cujo candidato Cristovam Buarque não passou ao segundo turno. Também afirmou que vai ligar para Heloísa Helena, candidata derrotada do P-SOL, ainda esta semana.
Agência Brasil