Segundo anunciou o Bureau do Censo, a população dos Estados Unidos subiu para 308,7 milhões de habitantes em 2010, o que significa um aumento de 9,7% em relação a dez anos atrás, a taxa mais baixa desde 1930.
De acordo com o Censo, a população americana era de 308.745.538 pessoas até dia 1º de abril de 2010, com um crescimento sustentado nos Estados do sul, como Arizona, Nevada e Texas.
O crescimento apontado foi o mais lento desde 1930, quando a população aumentou apenas 7,3%. O dado “é, portanto, o segundo mais baixo do último século”, afirmou o responsável pelo censo, Robert Groves, em uma coletiva de imprensa para anunciar os resultados.
População hispânica se desloca para novos estados
Os hispânicos nos Estados Unidos estão saindo de seus redutos tradicionais na região sudoeste e passando a morar em Estados onde nunca houve uma presença muito forte de latinos, de acordo com dados preliminares do censo norte-americano deste ano.
“Durante muito tempo os latinos foram um fato da vida no sudoeste americano e só”, disse John Weeks, professor de geografia e diretor do Centro Internacional de População da Universidade Estadual de San Diego. “Ao longo dos últimos 20 anos, porém, houve um crescimento de imigrantes em locais como Charlotte (na Carolina do Norte), originalmente levados para trabalhar na construção civil”.
Os latinos lideram a transformação dos Estados Unidos, onde as minorias étnicas e raciais devem se tornar maioria até o meio do século, de acordo com projeções do órgão responsável pelo censo norte-americano.
Há mais de 45 milhões de hispânicos nos EUA, o dobro do número de 20 anos atrás, de acordo com o American Community Survey, divulgado este mês, antes dos dados do Censo Decenal de 2010. A pesquisa baseou-se em estimativas de cinco anos, de 2005 a 2009.
Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI


