A boa notícia desta semana é que o preço médio da gasolina caiu abaixo dos U$ 3. Mas, até quando? Se perguntam os condutores.
Um rápido levantamento feito em vários postos de gasolina do condado de Miami-Dade mostra que o preço do galão de combustível regular oscilou nesta quinta-feira entre U$ 2,63 a U$ 2,95.
Em geral, os postos dizem que os preços dos três tipos de gasolina baixaram cerca de quatro centavos nos últimos dias, enquanto que em vários postos de melhor qualidade o preço se manteve acima dos U$ 3.
“No momento, decidiram baixar o preço. Mas não acredito que será por muito tempo”, comentou Blanca Aristezabal, ao contar que diariamente percorre 40 milhas. “Enquanto durar a guerra, dificilmente voltaremos a pagar U$ 2,30 por galão”, acrescentou ao assinalar que para completar o tanque pagou 3 dólares a menos que há dois dias.
Com grandes variações de preços, alguns condutores estão buscando a melhor opção. Por exemplo, o preço por galão de combustível regular estava U$ 2.91 nos postos de Miami Lakes ou Kendall, enquanto que no noroeste podia chegar a U$ 2.63 e em downtown U$ 2,71.
Segundo a Administração de Informação Energética federal, na segunda-feira(4) os motoristas de Miami pagaram em média U$ 2,92 por galão de combustível regular. Ou seja, 17 centavos sobre o preço médio da costa leste: U$ 2,75.
O fator principal que determina a alta da gasolina é o custo do petróleo cru, que ontem caiu a seu nível mais baixo em cinco meses.
Para os especialistas o petróleo baixou mais de 7% em duas semanas devido o fim da temporada de verão, menores tensões geopolíticas e riscos meteorológicos.