Ingrid Domingues McConville*
A área de saúde e o conhecimento de línguas, incluindo o português, podem ser o caminho para que muitos imigrantes legais consigam a cidadania americana.
O MAVNI, “Military Acessions Vital to the National Interest” é um programa de recrutamento que permite que imigrantes legais com certas habilidades/formações consideradas essenciais ou em grande demanda para o exército consigam a cidadania americana de forma acelerada.
Os indivíduos que são aceitos neste programa do Exército Americano são capazes de mudar seu visto de não-imigrante ou de asilado/refugiado/status protegido temporário (TPS) diretamente para a cidadania. Na maioria dos casos, os participantes do programa se tornam cidadãos naturalizados dos Estados Unidos quando completam dez semanas de treinamento de combate básico ou aceitam uma comissão como oficiais do exército. Atualmente, o exército está à procura de profissionais licenciados na área de saúde e os indivíduos que podem falar mais de um idioma.
Quem pode se qualificar?
Os candidatos devem estar dentro das seguintes categorias no momento da sua inscrição:• Categorias de não-imigrantes: E, F, H, I, J, K, L, M, O, P, Q, R, S, T, TC, TD, TN, U ou V
• Refugiados, Temporary Protected Status (TPS)
Os interessados e que se qualificam devem estar residindo legalmente nos EUA por um período mínimo de dois anos antes de entrar para o exército sem uma única ausência do país por mais de 90 dias.
Os candidatos devem ter um diploma de ensino médio, além de possuir formação nas áreas exigidas pelo programa. Os profissionais da área de saúde cujo Exército Americano (US Army) tem maior necessidade são: dentistas, anestesistas, pediatras, psiquiatras, cirurgiões, entre outros. Mas esses profissionais precisam ser licenciados para exercer a profissão nos EUA. Além disso, esses profissionais terão que passar em uma prova de proficiência de inglês.
Na área de idiomas, aqueles que possam passar uma prova de proficiência em seu idioma natal também podem se qualificar para este programa. Os seguintes idiomas (entre outros) são considerados de “necessidades críticas”: português, crioulo, russo, sérvio, chinês, checo, punjabi, entre outros.
• Ingrid Domingues McConville é advogada em Fort Lauderdale. Para mais informações, acesse: www.dmlawfl.com

