Em Miami, estima-se que 300 brasileiros participaram de manifestação em Downtown.
Os protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff levaram milhares às ruas nos 26 Estados, no Distrito Federal e até em cidades do exterior, no dia 16. A Polícia Militar estima que 790 mil pessoas em 149 cidades (350 mil em São Paulo) de todos os estados do Brasil tenham comparecido às manifestações. Em Miami, a organização estima que aproximadamente 300 pessoas tenham comparecido no evento diante do Bayside, em Downton, entre 3pm e 6pm.
Embora o protesto contra o governo no dia 16 não tenha sido o maior do ano, a avaliação foi a de que, desta vez, a imagem da presidente Dilma Rousseff ficou colada ao desgaste enfrentado pelo PT no escândalo de corrupção da Petrobras, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
Cidades no exterior
Outras cidades do exterior também tinham manifestações programadas. Nos EUA, brasileiros se reuniram em Nova York, São Francisco, Seattle, Washington e Boston. Houve protestos na Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia e Canadá.
Resposta do governo
Um dia após a terceira série de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, informou que a mobilização foi vista como “um fato natural dentro da normalidade democrática” e que o governo está trabalhando para superar as dificuldades que levaram os insatisfeitos às ruas.
Edinho Silva evitou comentar os pedidos de impeachment da presidente Dilma durante as manifestações. De acordo com o ministro, neste momento o governo está mais preocupado com a agenda positiva e a retomada do crescimento da economia. Edinho Silva destacou a ampliação do diálogo do governo com o Congresso Nacional e com os movimentos sociais, ressaltando que é preciso superar o clima de “pessimismo” sobre a atual situação política e econômica do país.
“O governo tem lidado com as manifestações como fatos naturais de um regime democrático. Tem lidado com esses fatos dentro da normalidade democrática e assim vamos continuar fazendo. Reconhecemos a importância da mobilização de ontem, mas governo continuará trabalhando, construindo sua agenda. O governo acredita que as medidas econômicas que, em grande parte já foram tomadas, criam condições para que Brasil retome, num curto espaço de tempo, o crescimento”, disse Edinho, após a reunião de coordenação política, comandada por Dilma, com 12 ministros.
Movimento “Vem Pra Rua” em Miami
Há aproximadamente 20 dias o Movimento Vem Pra Rua começou a realizar reuniões também em Miami, de acordo com um dos organizadores, Rogério Donato. “Eu e mais dois amigos, Luis Suplicy e Luis Noronha iniciamos um grupo aqui em Miami que pretende se reunir quinzenalmente e tem um grupo no (aplicativo) WhatsApp para facilitar a comunicação”, disse. A ideia, segundo Rogério, é discutir a situação política, econômica e social do país, focando no combate à corrupção. Interessados devem entrar em contato com o movimento nacional do Vem Pra Rua (vemprarua.org) e pedirem para ser direcionados à organização de Miami.
Confira fotos:
[gallery columns="4" size="medium" ids="91872,91873,91874,91875,91876,91877,91878,91879,91880,91881,91883,91884,91885,91886,91887,91888,91889"]
