O PV e o PSC assinaram nesta quarta-feira um "protocolo de intenções" para uma possível fusão das duas siglas partidárias com o objetivo de ultrapassar a chamada cláusula de barreira. Esse dispositivo estabelece que o partido só terá direito a representação na Câmara a partir de 2007, a fundo partidário e a horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão se conseguir pelo menos 5% dos votos válidos e no mínimo 2% em nove estados.
O documento foi assinado pelo vice-líder do PV, deputado Marcelo Ortiz (SP), e pelo presidente do PSC, Vitor Nosseis. Se for confirmada a fusão, a nova legenda ultrapassará a cláusula de barreira e será formada por 22 deputados federais.
O PV elegeu este ano 13 deputados federais, e o PSC, nove. "Há interesse patidário das duas legendas na fusão. Há uma certa afinidade entre os dois partidos, que sempre estiveram muito próximos e, além disso, com a fusão nós vamos vencer a famigerada cláusula de barreira", disse o vice-líder Marcelo Ortiz.
Para ele, não há impedimento em relação a uma possível fusão do PV com o PPS. "Acho que tanto o PV como o PSC tem abertura natural para conversar. Em política que não houver conversa, não há política."
Ortiz disse, ainda, que não quer passar pela mesma situação desta legislatura quando os parlamentares do partido lutaram um ano para que o PV tivesse sua liderança na Câmara. "É muito dificil você ser deputado e não ter liderança na Câmara. Você praticamente desaparece. Sou contrário a ficarmos sozinhos."
O presidente do PSC disse que se depender do seu partido a fusão com o PV será oficializada nos próximos dias. "Vamos reunir amanhã para conversar sobre a fusão. Vamos com a fusão manter nossas identidades, um defende a ecologia e o meio ambiente e o outro defende a pessoa humana."
Após o anúncio da assinatura do protocolo de intenção da fusão, o líder do PV, deputado Jovino Candido (SP), atráves de sua assessoria de imprensa, afirmou que se tratava apenas de um protocolo de intenções e que o PV não tem pressa em fundir-se com outro partido para ultrapassar a cláusula de barreira.
A assessoria também informou que as negociações para fusão com o PPS estão em andamento e que reconhece que há parlamentares do PV envolvidos nessas negociações para ultrapassar a cláusula de barreira.
Agência Brasil