No dia 1º de outubro, 5.406 candidatos deverão concorrer a uma das 513 vagas da Câmara dos Deputados. A concorrência é a maior da história, superando dez candidatos por vaga, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. São Paulo, que elege uma bancada de 70 deputados, conta com o maior número de candidatos: 1.098.
O estado do Acre, que elege oito deputados, tem o menor número de inscritos: 57. O estado do Rio tem a maior concorrência, com 16 candidatos por vaga. A menor está na Bahia, com pouco mais de cinco candidatos por vaga.
Dos atuais 513 deputados, 435 concorrem à reeleição (84,8% do total). Entre eles estão três parlamentares que mudaram seu domicílio eleitoral para outro estado e três suplentes que estão no exercício do mandato. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Portal da Câmara.
Na atual legislatura, incluindo titulares e suplentes, o número de pessoas que exerceram o mandato de deputado federal chegou a 617. Desses, 472 disputam uma vaga de deputado federal nesta eleição (76,5%). Entre eles, há quatro deputados que perderam o mandato, três que renunciaram e 30 suplentes atualmente afastados do cargo.
Entre os quatro partidos com o maior número de deputados candidatos à reeleição, o PT tem 79; o PMDB, 72; o PFL, 50; e o PSDB, 45 (nessa contagem não foram computados os parlamentares que renunciaram, perderam o mandato ou os suplentes afastados).
Esses números foram atualizados na manhã da última sexta-feira. O número de candidatos é alterado com freqüência, em razão das impugnações. Muitos nomes são retirados da lista, quando impugnados, e depois retornam ou não, dependendo dos argumentos que apresentaram à Justiça Eleitoral. (Luiz Claudio Pinheiro e Newton Araújo Jr.)
Agência Câmara