A quantidade de americanos que põem a culpa no governo do presidente George W. Bush pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 passou de 30% para quase 50% em quatro anos, de acordo com pesquisa publicada nesta segunda-feira (11).
De acordo com o levantamento, preparado pelo instituto Opinion Research Corporation para a rede de TV CNN, 45% dos 1.004 adultos entrevistados disseram que o governo Bush teve de "culpa moderada" a "muita culpa" pelos atentados.
Em junho do 2002, uma pesquisa com a mesma pergunta, feita pelo Instituto Gallup, pela CNN e pelo o jornal "USA Today", mostrou que 32% dos entrevistados culpavam o governo Bush pelas ações terroristas em Nova York, Pensilvânia e cercanias de Washington.
A pesquisa publicada nesta segunda-feira registra também que 41% dos entrevistados atribuem à administração do presidente Bill Clinton (1993-2001) "muita culpa" ou "culpa moderada" pelos ataques terroristas.
De acordo com a CNN, isso é um pouco menos que os 45% que culparam a administração Clinton em uma pesquisa realizada logo após os ataques de 11 de Setembro.
Cinco anos depois dos piores ataques sofridos pela população civil dos EUA, 57% dos entrevistados dizem que "os terroristas sempre encontram uma maneira para atacar, não importando o que o governo dos EUA fizesse".