Trezentos e sessenta cinco dias, conhecidos também pelo nome de um ano. O ano de 2012 foi agitado para os boleiros que agora estão de férias, curtindo uma praia, viajando pelo mundo, fazendo compras, tomando água de coco e por aí vai, gastando o dinheiro que eles suaram durante o ano para ganhar. Pompano, me aguarde...
Com o ano chegando ao final, essa é a melhor hora para fazer um balanço do futebol cinco estrelas do mundo. É incrível como as coisas mudam, realmente o mundo dá voltas.
O Corinthians, por exemplo. A um ano atrás, todos os torcedores tinham que aguentar a piada de nunca ter ganhado a Libertadores. Daí passados os últimos 365 dias da data de hoje, agora os corintianos têm a tal Libertadores conquistada de forma invicta. Foram pro Japão, algo que também nunca tinham conseguido e o Coringão é simplesmente o melhor time do Mundo. Tenho certeza que o ano de 2012 foi para corintiano nenhum botar defeito. Fico imaginando a cara do Fernando Lima...
Com o time do Santos, time de outro Lima, a história é outra, quase o caminho contrário. Há um ano, o Peixe era o atual campeão da América, estava no Japão para enfrentar o poderoso Barcelona, tinha no seu time o camisa 11 da Seleção Brasileira, Neymar, e também o camisa 10, que era o Paulo Henrique Ganso. Vai vendo como as coisas mudam em 365 dias. Esse ano até que não foi dos piores para os santistas. Teve até o título do Campeonato Paulista. Só é decepcionante um time que tem Muricy Ramalho, que já ganhou quatro títulos brasileiros nos último anos, e também a fera Neymar. Como um cara que quer ser o melhor jogador do mundo, não vai disputar a principal competição do Continente, a Copa Libertadores? Até o Palmeiras está na próxima Copa Libertadores.
Por falar em Palmeiras, esse foi o time que mais judiou do torcedor durante o ano de 2012. O primeiro semestre foi show de bola para os alviverdes. Conquistaram a Copa do Brasil, que é um título de expressão nacional, coisa que o Verdão não conseguia ganhar há alguns anos e, de quebra, ainda foi o primeiro time brasileiro a se classificar para a Copa Libertadores 2013. Mas daí vai entender como que a maionese consegue desandar desse jeito! No segundo semestre, o time caiu para a segunda divisão. Tenho certeza que qualquer palmeirense trocaria o título desse ano pela permanência na elite do futebol brasileiro.
Para o time do São Paulo, que o ano de 2012 não parecia que seria dos melhores, acabou sendo bom. O primeiro grande acontecimento do tricolor no ano foi a venda do meia Lucas, que foi um recorde de cifras ganhas no futebol brasileiro. Deu pra faturar um baita dinheiro. Esse acontecimento eu até entendo que é importante para as melhoras no clube do Morumbi, mas para o torcedor representa a perda de um ídolo do time. Porém, a diretoria do São Paulo não ficou ‘moscando’ e foi atrás de um dos melhores camisas 10 do Brasil e contratou Ganso, estrela do time do Santos. Para fechar bem, ainda veio o título da Copa Sul-Americana, que representou a quebra do jejum de quatro anos sem títulos.
O melhor time do Brasil no campeonato mais disputado do ano foi carioca, o Fluminense.
Mas o futebol paulista realmente conseguiu roubar a cena no ano de 2012, os quatro times grandes de Sampa fizeram festa.
Tenho um lista enorme de leitores pra dizer um feliz 2013, só que vai faltar páginas no Gazeta... Desejo a todos um ano cheio de amor, porque nada tem mais valor que isso!

