De: Maria
Assunto: Waiver
Pergunta: Entrei aqui nos usa em 2003, via México, e estou no país ilegal. Fui pega pela Imigração, mas não tive nenhuma fiança e eles marcaram uma Corte, mas mandei um advogado na época e quando ele chegou lá, não tinha nenhuma Corte marcada em meu nome. Então se passaram os anos e eu sempre mandando checar se existe alguma coisa em meu nome, mas não tenho nada! Dá como caso não existente. Agora sou casada com uma americano e estamos pensando em dar entrada em meus papéis (waiver). Quanto tempo após eu der entrada eu vou ter a primeira resposta? E quando eu for para o Brasil, quanto tempo mais eu tenho que esperar lá até dar o final de tudo para que possa voltar para os EUA? Tenho um filho que tem 7 anos que nasceu aqui do meu primeiro casamento, e do meu atual marido eu não tenho filhos. Tenho mais 2 filhos menores, um de 17 anos e outro de 13 que estão no Brasil! Meu marido pode fazer uma petição para eles também quando for dar entrada para mim?
Dra. Ingrid: Se você está atualmente casada com cidadao americano e tem um filho nascido aqui, do qual você tem custódia, você poderá dar entrada na sua documentação baseada no casamento com seu atual marido. Lembre-se que será um processo de várias partes, longo e bastante complicado, portanto, não haverá solução imediata. Primeiramente, você deverá procurar um advogado, não paralegal, não curioso, mas um/uma advogado(a). O processo de waiver irá começar após a primeira etapa do seu processo ser aprovada, sendo o I-130. Se você se casou com seu atual marido (cidadão americano) antes de seu filho maior completar 18 anos, ele poderá se beneficiar através do seu marido, como o menor também. Mas, a vinda deles também não será nem rápida nem imediata. Quanto ao waiver e quanto tempo você teria que passar no Brasil, isto é imprevisível e não é possível eu te dizer com certeza quanto tempo irá demorar um processo de waiver e quanto tempo você tera que passar no Brasil. O que posso lhe dizer é que uma vez que o waiver for aprovado, você terá que ir ao Brasil se apresentar no Consulado para obter permissão para regressar aos EUA de uma forma legal e permanente. Se precisar de maiores informações, procure nosso escritório. Será meu prazer atendê-la: www.dmlawfl.com ou (954) 489-0009.
____________________________
De: Lou
Assunto: Visto negado
Pergunta: Desde 2010 que basicamente vivo nos EUA. Primeiro eu fui trabalhar naquele programa de férias “Work Experience” por 4 meses quase. Voltei ao Brasil e permaneci aqui por 9 meses (sem nenhum vínculo forte no Brasil até então) até voltar como Au Pair por um ano. Porém, quando meu ano de Au Pair terminou, minha host family me deu de presente uma viagem para Europa. Só que eles só pagariam a passagem ida e volta dos EUA e do estado que eu estava, pois para o Brasil ficaria muito caro. Eu tinha o visto de turista válido até abril do ano que vem, então entrei no país como turista e passei mais 3 meses com minha host family e depois mais 3 meses com um amigo (6 meses no total). Quando voltei ao Brasil, em junho, eu decidi voltar como estudante para outro estado. Claro que dei um tempo de 5 meses para que não ficasse muito na cara, mas novamente não criei nenhum vínculo aqui. A data da entrevista chegou e a pessoa que me entrevistou me pegou de surpresa porque me perguntou o que fiquei fazendo lá por 6 meses após meu ano de Au Pair. Eu realmente não trabalhei tanto que fiquei com um amigo metade do tempo, mas não podia falar que fiquei esses 6 meses no mesmo estado que minha host family, pois iam ficar no meu pé. Decidi então falar que viajei pelo país e, às vezes, ia sim para o estado onde fiquei como Au Pair. Infelizmente, a mentira tem perna curta e algumas coisas que eu falei não batiam mesmo e negaram o meu pedido. Eu sei que não é recomendado mentir e deveria ter pensado nisso, mas agora isso e um ponto final para mim? A escola mesmo me disse que eu poderia apelar em um período de um mês, mas achei que fosse muito arriscado pois dois vistos negados iriam me marcar. Eu pensei em pedir só ano que vem, depois de ter mesmo mais vínculo aqui, até porque quando recebi a carta de quando você tem um visto negado, não falava nada de eu ter mentido, e sim que eu não tinha vínculos suficientes no Brasil. Mas será que eles tem algo no sistema?
Dra. Ingrid: Primeiro, não há como “apelar” um visto negado. Infelizmente, isso não procede. Segundo, a decisão de emitir ou não um visto fica ao total critério do Consulado Americano no exterior e cada Consulado segue suas próprias regras. Portanto, não há como garantir que seu visto será concedido ou negado – você só irá saber com certeza quando fizer o pedido. Quanto ao Consulado saber de seu passado, isso é certo – em geral tudo fica arquivado em seu nome, inclusive e infelizmente, mentiras. Boa sorte!
____________________________
De: Vanessa Freire
Assunto: Residência
Pergunta: Atualmente estou na América e tenho o visto de turista válido por 10 anos. Nunca estive ilegal por aqui. Já vim e voltei inúmeras vezes. Em setembro passado me casei com um cidadão americano. Sou fotógrafa de casamentos no Brasil e ainda possuo compromissos a cumprir por lá, como no próximo mês. Estou querendo entrar com o pedido de residência, pois não aguento mais enfrentar filas gigantescas de imigrantes e ficar retida por horas no aeroporto discutindo com oficiais o real motivo da minha viagem: estar próxima da pessoa que eu amo. Todos que eu pergunto (todos ilegais ou com vistos vencidos), dizem que eu não posso sair do país até chegar uma carta de autorização (vou entrar com pedido de permissão de viagem e o de trabalho juntamente com o de residência). Sei que esta carta pode demorar até três meses para chegar. As dúvidas são: 1- Se nada me impede de deixar o país, porque eu não posso ir ao Brasil e pedir para o meu marido, que vai ficar por aqui, receber esta carta para mim e me enviá-la pelos correios para o Brasil? Ficarei lá por apenas um mês ou menos. 2- Quando eu entro com o pedido de residência, o meu visto de turista é automaticamente cancelado, ou isto é mito? Não conheço ninguém que tinha visto de turista válido e que nunca ficou ilegal entrar com pedido de residência, como eu quero fazer. Ou seja, se esta carta não chegar de qualquer forma, posso voltar com meu visto de turista e continuar o processo normalmente?
Dra. Ingrid: Vanessa, você está ouvindo muitos conselho, mas não o correto. Primeiro, não sei se entendi bem sua situação, mas aqui segue uma explicação que talvez lhe esclareca melhor sua atual situação: Se você se casar com cidadao americano enquanto você estiver aqui, você pode iniciar seu pedido de residência permanente aqui nos EUA. Porém, como você não menciona há quanto tempo está aqui, se estiver há mais de seis meses consecutivos, casada com Cidadao Americano, certamente sua permanência (I94) já se esgotou e você se encontra com a permissão vencida ou “ilegal” no país. Sendo assim você, NÃO PODE viajar, pois se o fizer, sua volta será barrada por muito tempo. O procedimento correto seria este: 1. Iniciar o processo de residência com seu esposo aqui nos EUA. Este processo pode demorar entre 4 a 8 meses, talvez mais; 2. Se você está “ilegal” nos EUA, você não pode pedir permissão para viajar, isto somente é permitido quando o pedido de residência é feito enquanto a pessoa está “legalmente” no país com permanência em dia; 3. Se você viajar sem autorização da Imigração, você terá graves consequências no seu processo especialmente na sua volta. A maneira correta é você iniciar seu processo aqui, esperar que este se finalize e, só então, voltar ao Brasil já com sua residência permanente em mãos. Se precisar mais informações, entre em contato com nosso escritório: www.dmlawfl.com ou (954) 489-0009. Boa sorte!
____________________________
De: Maria
Assunto: Visto de Imigrante
Pergunta: Morei nos EUA 14 anos, tive 2 filhos nascidos aí. Estou no Brasil há 10 anos, minha filha já com 21 anos morando nos EUA por 2 anos e está querendo aplicar para mim (visto de imigrante), mas me lembro que a 25 anos atras tentei entrar com visto que não era meu (outro nome) e me mandaram de volta do aeroporto mesmo. Será que consigo visto de imigrante?
Dra. Ingrid: Sua filha pode iniciar o processo em seu nome, ela tem esse direito. Quaisquer problemas que você tenha tido a 25 anos atrás talvez impliquem, mas como já faz muitos anos, talvez não seriam grande problema. Sua filha deve iniciar o seu processo aqui, com a ajuda de um advogado – como você tem vários anos de ilegalidade além do problema de 25 anos atrás, não aconselho que ela tente fazer sozinha. Ela precisa conversar com um profissional – não paralegal, mas sim advogado. Boa sorte e estou ao seu dispor.
____________________________
De: DG Guimarães
Assunto: Morar nos EUA
Pergunta: Meu namorado é cidadão americano, estamos juntos faz um ano. Ele veio ao Brasil em junho conhecer minha família e eu fui aos EUA em setembro conhecer a família dele. Mas eu voltei grávida, então eu pretendo retornar em janeiro, como residente para ter o bebê aí. O problema é que eu não estou decidida a casar agora, mas queremos ficar juntos. Existe um visto específico neste caso? A gente precisa se casar para que eu não fique legalmente no país?
Dra. Ingrid: Seu caso é bastante complicado. Não existe um visto para esta situação. Você menciona que irá retornar. Se você vier grávida para os EUA e seu neném nascer aqui, esta criança sera cidadã americana, mas se você não se casar com o pai da criança não haverá como você ficar “legalmente” nos EUA somente pelo fato de ter tido o neném. Tenha cuidado – se sua intenção é vir para ter um filho e ficar nos EUA, te alerto: seu visto de turista é somente para “turismo” e quando você o obteve, sua intenção perante o Consulado era para “turismo”. Utilizar um visto de turismo para tentar entrar nos EUA para outras razões poderá resultar em seu visto ser cancelado e sua entrada barrada. Consulte um advogado antes de tomar qualquer decisão, pois uma decisão errada poderá afetar seriamente seu futuro perante o Serviço de Imigração.
____________________________
De: Carla
Assunto: Novo visto
Pergunta: Fui para o Estados Unidos com o visto de estudante, fiquei 6 meses a mais do que podia e além de tudo fui para no Tribunal por ser pega com drogas na minha casa. Paguei uma fiança de 500 dólares e me liberaram. Será que eles vão liberar meu visto?? Eles tem como saber de tudo isso?!
Dra. Ingrid: Imagino que você está no Brasil – sendo o caso, conseguir retornar aos EUA não sera fácil. Logicamente tudo que ocorre com você na área criminal fica no seu arquivo e a Imigração certamente tem acesso.
____________________________
De: Alek-Sandro
Assunto: Retornar aos EUA
Pergunta: Fui para os EUA em 2003. Conheci minha noiva, cidadã americana em 2008, temos um filho de 3 anos e meio, conversamos todos os dias por telefone. Saí dos EUA em 2010 voluntariamente e está sendo muito dificil ficar longe dele. O que devo fazer para retornar para os EUA? Eu quero morar lá e ela não quer morar no Brasil. Quais procedimentos tomar? Temos todas as provas que temos uma relação,como fotos, contas de telefone, e-mail.
Dra. Ingrid: Porque vocês não se casaram antes de você ser deportado? É a minha primeira pergunta. Se vocês são apenas noivos, você tem algumas alternativas, mas este não seria o fórum ideal para discuti-las. Te aconselho a entrar em contato com um advogado, pois seu caso é bastante complicado. Se quiser me mandar um email, será um prazer atendê-lo: [email protected]. Boa sorte!
____________________________
De: Henriques
Assunto:
Pergunta: Tenho duas irmãs, uma mora nos EUA há mais de 10 anos, obteve green card através de casamento, agora minha outra irmã quer ir morar lá com ela, porém, ela é divorciada e quer levar seus 3 filhos (menores de idade). Como ela faz para que os filhos dela vivam legalmente lá?
Dra. Ingrid: Infelizmente não há uma maneira fácil nem rápida para sua irmã simplesmente “vir morar”. Se ela quer trazer os filhos para estudar nos EUA, ela poderia tentar vistos de estudantes para os 3 e ela vir como acompanhante. Fora disso, não há como ela simplesmente mudar-se para cá para morar com a irmã. Boa sorte!
____________________________
De: Arthur
Assunto: Green Card
Pergunta: Tenho green card, que irá vencer apenas em 2016. Morei nos EUA durante 20 meses, mas retornei ao Brasil e já estou aqui há 4 anos aproximadamente. Não tinha condições de retornar, mas agora tenho. Qual o procedimento devo tomar?
Dra. Ingrid: Arthur, tecnicamente você abandonou sua residência. Nada lhe impede de tentar entrar nos EUA com seu cartão, mas esteja preparado, pois não há como saber se sua entrada sera barrada.
____________________________

