No último dia 3 de março, os assinantes da tv Record Internacional puderam acompanhar a estreia da nova minissérie da emissora, “A História de Ester”. Em uma adaptação de Vivian de Oliveira e com direção geral de João Camargo, a trama gira em torno do encontro do rei persa Assuero, vivido pelo ator Marcos Pitombo, com uma mulher simples, Ester, personagem da atriz Gabriela Durlo, por quem ele fica apaixonado.
“A História de Ester” tem como cenário a antiga Pérsia (hoje, o Irã) de 400 anos a. C. A minissérie de dez capítulos é baseada no livro de “Ester”, da Bíblia Sagrada. O livro de Ester registra a fé e a coragem de uma moça judia, escolhida por Deus para ser coroada rainha da Pérsia e livrar o povo judeu da destruição. O rei mencionado no Livro de Ester é Assuero, o filho de Dario I, também conhecido como Dario, o Grande. Também chamado de Xerxes, Assuero governou o Império Persa de 486 a 465 a.C.
História
Quando o Império Persa derrotou o Império Babilônico e passou a ser a maior potência mundial da época, o povo judeu, que era cativo da Babilônia, foi liberto. Muitos judeus decidiram voltar para Jerusalém, sua terra natal.
Mas outros tantos permaneceram no território agora dominado pelos Persas.
Mesmo não sendo mais escravos, os judeus continuaram a ser hostilizados e perseguidos por seguirem suas próprias leis e costumes e não se curvarem diante de homens e de outros deuses que não fosse o Deus de Israel. E é na cidade de Susã, capital da Pérsia, que se passa a minissérie Ester, uma linda história de amor entre uma mulher do povo e um rei.
A direção da minissérie vai usar um narrador para costurar os principais acontecimentos da minissérie. Haverá sempre uma curta narrativa sempre no início, no meio e no final de cada capítulo. Uma das curiosidades reveladas pela assessoria da emissora é que, enquanto o narrador relata a história haverá uma mão misteriosa de um homem escrevendo um pergaminho, como se fosse a mão de um autor escrevendo o livro de Ester, da Bíblia Sagrada, regendo então os acontecimentos de toda a história.
A emissora apostou na produção que promete emocionar quem já conhece a história bíblica e também despertar a curiosidade daqueles que ainda não a conhecem.

