O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo sobre a transição que culminará com a "retirada ordenada" dos britânicos do bloco. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 19, pelos negociadores-chefe dos dois lados, Michel Barnier e David Davis, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.
Os termos do acordo deverão ser assinados em uma cúpula ainda nesta semana. O período de transição irá de 29 de março de 2019 -- quando o Reino Unido se afasta do bloco -- até dezembro de 2020.
As negociações nesse período vão estabelecer as bases para uma futura relação entre o Reino Unido e o bloco europeu.
Barnier também declarou que houve um acordo sobre os direitos dos 4,5 milhões cidadãos europeus no Reino Unido e dos de 1,2 milhões cidadãos britânicos na UE após a Brexit.
As duas partes chegaram a um acordo também para integrar um compromisso provisório sobre o tema da fronteira irlandesa depois do Brexit. "Nós chegamos a um acordo hoje para que o 'backstop' faça parte do texto jurídico do acordo de retirada", anunciou Barnier.
Ele se referia à proposta europeia de implementar um "espaço regulamentar comum", que inclua União Europeia e a Irlanda do Norte "sem fronteiras internas", na falta de outra solução satisfatória.
Com a notícia, a libra atingiu os maiores níveis em três semanas ante o dólar na manhã desta segunda, cotada a US$ 1,4047, seu maior patamar em três semanas. Fonte: Dow Jones Newswires.
Brexit é uma abreviatura de "saída britânica", referindo-se à decisão do Reino Unido em um referendo de 23 de junho de 2016 para deixar a União Européia (UE).
Fonte: BBC.