A morte do cantor e compositor Renato Russo completa hoje 10 anos.
Renato Russo morreu após complicações de saúde decorrentes da Aids.
Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se tranformou em um dos principais ícones do rock brasileiro dos últimos 20 anos.
Com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional, como "Será", "Geração Coca-Cola", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Cabloco", entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos, o grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos.
Com o grupo Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997).
Mesmo quase 10 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo entre jovens de todo o país. Os admiradores de sua obra podem ser encontrados na geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também nos adolescentes de hoje, que não acompanharam a fase de maior sucesso do grupo.
Uol