Após 41 anos, a música “Rato Miúdo”, de Gilberto Gil, foi liberada no YouTube por seu compositor João Alfredo Guimarães. Censurada durante a Ditadura Militar no Brasil, a faixa deveria pertencer ao álbum “Refazenda”, lançado em 1975, pela gravadora Warner Music.
O disco compila 11 músicas, entre elas “Essa é Pra Tocar no Rádio”, “Lamento Sertanejo”, na qual canta em parceria com Dominguinhos, além da faixa-título.
Segundo João Alfredo, se “Rato Miúdo” tivesse ido a público na época da gravação, poderia ser considerada o primeiro reggae brasileiro. Outros artistas aparecem na música, sendo eles: Ovasion (voz e violão), Dominguinhos (acordeão), Moacir Albuquerque (baixo) e Chiquinho Azevedo (bateria).
Atualmente, Gil tem se apresentado ao lado de Caetano Veloso com a turnê “Dois Amigos, Um Século de Música”, que rodou o mundo e passou por Miami, em abril. Os shows geraram um CD e DVD, já campeão de vendas em vários países. Após tanto sucesso, a turnê chegará ao fim no próximo dia 30 de outubro, no Metropolitan, no Rio de Janeiro. Até pela curiosidade do público, Gil pensa em incluir a canção no repertório.

