Romário, 40 anos, firmou contrato com o Adelaide United, da Austrália, para jogar quatro jogos pelo Campeonato Australiano, e outros dois amistosos. De acordo com a rede de TV australiana SBS, para atuar nessas partidas receberá US$ 250mil. Ou seja, para jogar as seis partidas, ganhará o equivalente a R$ 1.000 por minuto.
"O futebol australiano cresceu muito, principalmente depois da boa campanha da seleção na Copa do Mundo", afirmou o jogador, em videoconferência transmitida do Brasil. "Vocês podem esperar de mim muita dedicação", completou Romário, que sonha em chegar a mil gols na carreira - em sua contra própria, são 984 gols, aí incluídas partidas das categorias de base.
O treinador do Adelaide, John Kosmina, fez vários elogios ao jogador. Para ele a idade não deve atrapalhar o desempenho de Romario. "Ele tem uma arte que ninguém pode ensinar, uma arte inata. A habilidade e a graça de um jogador com o seu talento não passam com a idade. Ele nunca foi um jogador reconhecido por correr em campo, mas dentro da área ele se destaca", disse.
O presidente da Federação Australiana de futebol, John O´Neill, contestou a negociação de clubes do país com jogadores de idade avançada, mas, para Kosmina, a chegada de Romário é um investimento importante. "O benefício trazido pela sua contratação será de longo prazo, principalmente para os jovens, e será de grande importância para o futebol de nosso país", acrescentou.
Segundo o acordo, Romário faz um amistoso contra seu último clube, o Miami FC, pelo qual disputou uma liga secundária norte-americana. Dois dias depois, ele participa de um amistoso com um combinado regional do sul da Austrália. A estréia no Campeonato Australiano será no dia 25 de novembro, contra o Central Coast Mariners.
Depois, Romário fará outros três jogos oficiais pelo Adelaide United, sempre em casa, contra Melbourne Victory (1 de dezembro), New Zealand Knights (10 de dezembro) e Newcastle Jets (15 de dezembro). Ele joga na condição de "convidado", permitida pelo regulamento da competição.
No Adelaide, Romário terá como companheiro outro brasileiro, o meia-atacante Fernando Rech, revelado pelo Juventude e com breves passagens por Palmeiras e Internacional, segundo seu currículo no site do clube. O Adelaide é o quarto colocado no Campeonato Australiano, com 7 pontos, contra 15 do líder Melbourne, que tem três brasileiros no grupo: Fred (ex-Tupi), Claudinho (ex-Atlético-PR) e Alessandro (ex-Internacional).