De acordo com a revista The Economist, a cidade de São Paulo entrou no ranking das 20 localidades com aluguel de apartamento mais caro do mundo para extrangeiros. A capital paulista aparece no 17º lugar do ranking. O Rio de Janeiro, que no ano passado já estava na lista, na 16ª posição, agora subiu para a 12ª.
O ranking compara sempre apartamentos de três quartos sem mobília. O aluguel desse tipo de imóvel atingiu o preço médio de $ 5.210 dólares por mês no Rio de Janeiro e de $ 4.547 dólares em São Paulo. Em ambas as cidades o valor está bem acima da média mundial, que é de US$ 3.080 mensais. As informações são do jornal “O Estado de São Paulo”.
A cidade com o aluguel mais caro do mundo é Hong Kong ($12 dólares mil por mês), seguida por Tóquio, Moscou, Nova York, Londres, Caracas, Geneva, Bogotá, Singapura, Lagos, Zurique, Rio de Janeiro, Mumbai, Seoul, Sydney, Paris, São Paulo, Shangai, Abu Dharib.
A ECA International, autora do estudo, explica que São Paulo e Rio subiram no ranking porque os preços aumentaram em reais e também porque o próprio real se valorizou em relação ao dólar.
Esses números, no entanto, são os divulgados a expatriados, por isso são diferentes daqueles divulgados por institutos de pesquisa brasileiros. Eles levam em consideração preços de apartamentos que estrangeiros alugam quando vão ao país.
Segundo o índice FipeZap, uma referência no País, o aluguel de um apartamento de três quartos no bairro paulistano de Moema, por exemplo, sai por $39 reais o metro quadrado, ou $22 dólares. Para chegar à média verificada pela ECA ($4.547 dólares), o imóvel precisaria ter 206 metros quadrados.


