Dois projetos no Senado americano visam transformar em lei uma promessa repetida pelo Departamento de Estado, dado o aumento de gastos de brasileiros e chineses nos Estados Unidos. Os projetos visam acelerar o processo para a concessão de vistos nos dois países.
Uma coalizão com a Câmara do Comércio dos EUA, a Confederação Nacional das Indústrias no Brasil, a Federação de Varejistas dos EUA e a Associação de Viagens dos EUA (lobby da indústria turística), no entanto, acha pouco e quer que os brasileiros sejam eximidos do visto. As informações são da Folha de São Paulo.
O grupo defende o assunto na pauta da reunião entre os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff quando ela visitar Washington, provavelmente em março. Se a meta da isenção parece distante, a simplificação do processo já está em vista.
No ano fiscal encerrado em outubro, foram concedidos 820 mil vistos a brasileiros, salto de 44% sobre 2010. Para a China, foi 1 milhão, alta de 33%. A meta anunciada para 2013 é mais do que duplicar esse total, chegando a 1,8 milhão no Brasil e 2,2 milhões na China.

